ESPECIAL

Dia do Colono e Motorista: o trabalho originário do campo e o profissional atrás do volante

Servidores da Emater, produtores e motorista falam sobre experiências e trabalhos realizados nas áreas

Neste domingo (25), foi comemorado em todo o Brasil, o Dia do Colono e Motorista, uma data para celebrar todos aqueles que há gerações plantam o alimento para as cidades, os insumos para as indústrias e o desenvolvimento da zona rural. Na região, essa situação não é diferente, agricultores familiares que herdaram o ofício de seus antepassados seguem trabalhando no campo e tirando dele o sustento de suas famílias.

A data também é destinada a homenagear aqueles que vivem pelas ruas, estradas e rodovias, transportando passageiros nas mais diversas áreas, desde os próprios insumos originários do campo, a pacientes para consultas na área da saúde. O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão, santo católico considerado padroeiro dos motoristas no Brasil.

Outra data bastante importante é o Dia do Agricultor, celebrada em 28 de julho, próxima quarta-feira, criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek.

Em Hulha Negra, o Dia do Colono e Motorista é sempre motivo de festa, inclusive a maior festa da cidade, a Festa do Colono, é realizada em homenagem aos agricultores familiares. Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia da Covid-19 impediu a realização da festividade que reúne milhares de pessoas no ginásio municipal da cidade.

Como forma de lembrar a data e destacar o trabalho dos produtores, o Tribuna do Pampa traz um especial falando sobre agroindústrias familiares, trabalho da Emater e histórias de produtores da região. Para completar, a história de um motorista de Pinheiro Machado que precisou aliar o trabalho aos cuidados da pandemia da Covid-19.

Confira outros conteúdos que compõem o especial em nosso site e redes sociais.

Comentários do Facebook