EDUCAÇÃO

Dia do Estudante é comemorado com atividades diferenciadas

No dia 11 de agosto foi comemorado o Dia do Estudante. Normalmente as escolas realizam atividades diferenciadas para marcar a data. Brincadeiras e competições foram realizadas em diversas escolas da região. Exemplos ocorreram nas escolas estaduais Dalva Conceição Medeiros, de Hulha Negra, e Dario Lassance, de Candiota.  Dia do cabelo maluco e dia sem mochila foram os destaques, onde os alunos mostraram criatividade e entraram na brincadeira.

 

A DATA

O dia do estudante, chamado também de dia do aluno ou ainda dia do discípulo, é comemorado, no Brasil, no dia 11 de agosto. A data foi sugerida em 1927, em homenagem aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1827, por D. Pedro I.

 

DARIO LASSANCE

 

 

Professores e alunos se divertem em dia sem mochila na escola Dario Lassance Foto: Divulgação TP

Em Candiota, duas ações marcaram as comemorações, o Dia sem mochila e o da roupa e cabelo esquisito na escola Dario Lassance, localizada na sede do município. Roupas coloridas e materiais carregados em porta-talher, balde, casinha de cachorro, mala antiga, carrinho de feira, galão de produto de limpeza e mateira foram exemplos mostrados pelos alunos.

Conforme a supervisora Josiane Laner, as atividades não fazem ligações diretas com o conteúdo escolar, mas é lúdica e desenvolve a criatividade nos alunos. “Aproxima o estudante da escola e professores, pois os alunos se sentem parte da escola, institui o pertencimento do ambiente escolar, pois é o dia deles e foi comemorado com brincadeira. Foi um momento de reconhecimento, socialização e criatividade, saindo do convencional e estimulando o alívio de tensões, bem como deixa a escola mais atrativa, visto hoje em dia os jogos e mídias ganharem cada vez mais espaço na vida das crianças e jovens”, explicou.

 

DALVA MEDEIROS

Cabelo e roupa maluca foram atividades no Dalva Foto: Divulgação TP

Na escola Dalva Medeiros, de Hulha Negra, segundo a diretora Cândida Silveira, foi uma semana de atividades construídas diretamente com os alunos. “Nós enquanto direção, pensamos em comemorar a semana do estudante, conversamos com eles e nos deram as sugestões, ou seja, eles planejaram conosco como seria a semana e foi um sucesso, pois a escola tem que ser prazerosa e o aluno tem que participar e ser ouvido. Foi uma semana de muita alegria, descontração e entrosamento de todos. Essas atividades ajudam o aluno a querer estar na escola, porque eles sugerem, eles sentem que são ouvidos e respeitados e nos devolvem com assiduidade, respeito, cuidado com a escola e com a vida escolar deles”, afirmou Cândida.

Jogos também integraram programação em Hulha Negra Foto: Divulgação TP

Durante a semana foram realizados o Dia sem mochila, Dia do objeto de apego, show do esquisito e cabelo maluco, campeonato de videogame, pimbolim e tênis de mesa e campeonato interseries da escola.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook