ELEIÇÕES 2020

Diplomações de eleitos e suplentes ocorrerão de forma virtual neste ano

Diferente da habitual cerimônia de diplomação de candidatos eleitos e suplentes das eleições municipais, neste ano, o processo será de forma virtual. O fato se deve a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e as regiões de Bagé e Pelotas, do qual integram ainda os municípios de cobertura impressa do TP, estarem classificadas em bandeira preta (risco altíssimo de contaminação) no modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado.

Conforme apurou o jornal junto ao chefe do Cartório da 35ª Zona Eleitoral, Alexander Mendonça, a diplomação de todos os candidatos eleitos nos municípios de Pedras Altas e Pinheiro Machado será oficializada através de e-mail. “O documento será devidamente assinado pelo juiz e enviado para o endereço de e-mail de cada um dos eleitos, na sexta-feira (18), sem nenhum tipo de cerimônia presencial”, afirmou. No caso do Poder Executivo pinheirense, o candidato mais votado (Carlos Ernesto Betiollo – PSDB) ainda aguarda decisão da Justiça para poder ser diplomado.

Também de forma online será a diplomação em Candiota, Hulha Negra e Bagé. Um despacho do juiz eleitoral da 142ª Zona, Humberto de Moglia Dutra, feito neta terça-feira (15), cancelou a diplomação que ocorreria de forma presencial somente com os eleitos e suplentes.

“Considerando que nesta semana o município de Bagé, bem como toda a região da Campanha, foi classificado na bandeira preta, de acordo com o modelo de distanciamento controlado adotado pelo Estado do Rio Grande do Sul (altíssimo risco de contágio pelo novo coronavírus), exigindo a restrição máxima de distanciamento social, determino o cancelamento da cerimônia de diplomação presencial, que estava marcada para o dia 17, devendo os eleitos e suplentes, até o 3º, emitirem seus diplomas através do link no site do TRE-RS, em Eleitor e Eleições > Eleições 2020 > Diplomação > Download de Diplomas, a partir do dia 18 de dezembro de 2020, data em que serão considerados como devidamente diplomados e, consequentemente, da qual passará a correr o prazo para eventuais ações eleitorais cabíveis que tenham a diplomação como marco inicial”, despachou Moglia.

Comentários do Facebook