A situação da BR-293, no trecho de cerca de 187 km entre Bagé-Pelotas, está ficando a cada dia mais complicado. A parte mais danificada é entre Pinheiro Machado-Pelotas. Há abertura de buracos constantes ao longo da via e a sinalização começa a apresentar desgastes. O fato tem causado sérios prejuízos, bem como, deixando o trecho inseguro.
De 1998 até 2015, a manutenção da BR era feita pela empresa Ecosul, que detinha a concessão do trecho. Até então, as condições gerais da pista eram consideradas boas e os problemas sempre tinham resolução rápida. Após o rompimento do contrato entre a União e a Ecosul, a rodovia passou a ter problemas de manutenção.
Somente em 2016, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) firmou contrato com um empresa licitada. Mesmo não havendo o tratamento anterior, o processo de manutenção ocorreu, entretanto, segundo informações levantadas pelo TP, neste momento o contrato não mais vigora e, portanto, não há mais a prestação de serviços na estrada.
Recentemente, os vereadores de Pinheiro Machado Mateus Garcia e Wilson Lucas (ambos do PDT), estiveram na sede da Superintendência do Dnit em Porto Alegre, quando pediram a retomada da manutenção, bem como, entregaram ofício do vereador Fabrício Costa (PSB), igualmente pedindo providências. Na ocasião, conforme os parlamentares, o Dnit prometeu a manutenção em breve. Porém, na última semana, os vereadores Fabrício e Gilson Rodrigues (PT) estiveram também no Dnit-RS e lá obtiveram a informação de que a manutenção ficaria para 2019, pois neste ano não mais teria recursos alocados.
CONTRATO – A reportagem do jornal entrou em contato com a assessoria de comunicação do Dnit/RS, expondo a questão. Em resposta, foi informado que se encontra em fase de assinatura o contrato para a manutenção da BR-293, no trecho Bagé-Pelotas. “Com relação a alocação de recursos, informamos que apesar da dificuldade financeira para o Estado do RS, deverá ocorrer aporte para reparos localizados”, assinala a nota.