SAÚDE

Dom Pedrito registra mais dois casos positivos de Covid-19

Ao todo, município já contabiliza 11 casos confirmados da doença, sendo nove ativos

Novos casos foram confirmados nesta quarta-feira (20) Foto: Divulgação TP

O município de Dom Pedrito contabiliza nesta quarta-feira (20), 11 casos positivos por infecção pela Covid-19. Desses 11, nove são ativos, um caso curado e um óbito (que teve transmissão e óbito em Porto Alegre, mas em razão da paciente residir em Dom Pedrito foi contabilizado, seguindo protocolo do Ministério da Saúde).

Conforme a Secretaria de Saúde da Capital da Paz, dos noves positivos ativos, um é profissional da segurança pública, um é profissional da saúde e os outros sete, trabalhadores da administração penitenciária. “Todos os casos citados acima foram comprovados através de coleta e análise na modalidade RT/PCR, junto ao Laboratório Lacen/RS, sendo que alguns também realizaram teste rápido”, diz a nota da Prefeitura de Dom Pedrito.

Ainda segundo a nota, no dia 13 de maio aconteceu a divulgação da Nota Informativa n° 9, COE/SES-RS, que ampliou a possibilidade de outros grupos fazerem a testagem para análise laboratorial sem a necessidade de internação hospitalar. Foram incluídos maiores de 50 anos, gestantes, motoristas do transporte de cargas ou passageiros, trabalhadores da saúde, da administração penitenciária, da segurança pública, da assistência social, da assistência à criança e adolescente, população Quilombola e Indígena.

Cabe salientar, que para obter maior eficácia no resultado, tanto do teste rápido como o de laboratório, é necessário respeitar o período de coleta, ou seja, realizar os testes indiscriminadamente diminui muito a confiabilidade do resultado. Quanto ao RT/PCR, a coleta deve ser realizada até o 7° dia depois do início dos sintomas, preferencialmente do 3° ao 5° dia.

TESTES RÁPIDOS – A coleta deve ser feita a partir do 10° dia do início dos sintomas. De acordo com a secretária de Saúde, Lillian Camponogara, a equipe trabalha dentro dos prazos e das normativas, com o objetivo da utilização consciente e eficaz dos materiais disponíveis, se referindo especialmente aos testes. “Até o momento recebemos 700 testes rápidos do Estado e, aplicamos 38. Destes, 30 em profissionais de saúde, quatro em profissionais da segurança pública e outros quatro em pacientes/contatos”, explicou a secretária, lembrando que com a ampliação do grupo para a aplicação dos testes rápidos, o número de testados seguindo os novos critérios aumentará.

Comentários do Facebook