UNIÃO REGIONAL

Em assembleia, Cideja aprova retomar luta pela rodovia Transcampesina

Prefeitos e representantes de seis dos sete municípios integrantes se fizeram presentes na assembleia geral Foto: Divulgação TP

Os representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (4), na cidade de Herval, quando foi realizada a Assembleia anual da entidade. O encontro foi conduzido pelo prefeito de Candiota e presidente do Cideja, Luiz Carlos Folador.

Segundo informado pela diretora executiva do Consórcio, Débora Cappua, na oportunidade, foi realizada a prestação de contas do exercício 2022, que foi aprovada por unanimidade, além de encaminhamentos e debates sobre projetos regionais de habitação, água, o término da pavimentação da ERS-608 entre Pedras Altas e Pinheiro Machado e a retomada da ideia de construção da rodovia Transcampesina, entre outros encaminhamentos.

Participaram da Assembleia, além de Folador, o coordenador do Fórum das Águas, vereador de Candiota, Guilherme Barão, os prefeitos Renato Machado (Hulha Negra), Volnei Oliveira (Pedras Altas), Marcos Vinícius Aguiar, o Peti (Aceguá) e o anfitrião, como já referido, Ildo Sallaberry (Herval), além dos vices-prefeitos Celso Silveira (Herval) e Cláudio Antunes Dias (Piratini). Dos sete municípios integrantes do Consórcio, apenas Pinheiro Machado não enviou representantes.

Durante a assembleia, o presidente do Instituto Cultural Padre Josimo, Frei Sérgio Görgen, fez a apresentação e convite a todos para o seminário de lançamento do Polo de Inovação Energética e Ambiental do Pampa Gaúcho, que acontece no dia 28 de abril, na Unipampa, em Bagé.

A próxima reunião do Cideja será no mês de maio, em Piratini.

Encontro aconteceu nas dependências do Sindicato Rural de Herval Foto: Divulgação TP

TRANSCAMPESINA – A pavimentação asfáltica de um trecho de cerca de 150km que interliga pela zona rural os municípios de Herval, Pedras Altas, Candiota, Hulha Negra e Aceguá é uma luta e um sonho antigo, que possui avanços e paralisações há cerca de 20 anos, quando começou a ser idealizada durante o governo estadual de Olívio Dutra (1993-2003). Nos governos da presidente Dilma Rousseff (2011-2016), a ideia, puxada pelo Cideja, avançou com mais velocidade, contudo nos anos seguintes ficou estagnada. Durante a Assembleia, por proposição do prefeito de Herval, Ildo Salaberry – que entende ser este o momento político para isso -, foi aprovada a retomada desta luta pelo Cideja.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook