O presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou os países ricos pela crise climática ao discursar para uma multidão, na tarde desta quinta-feira (22), em Paris, no encerramento do evento Power Our Planet. A participação no evento ocorreu a convite de Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay. “Não é o povo africano que polui o mundo, não é o povo latino-americano que polui o mundo. Na verdade, quem poluiu o planeta nos últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial. E, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”, afirmou Lula, que foi muito aplaudido durante o discurso.
O discurso de Lula vai ao encontro dos argumentos usados aqui na região em relação a utilização do carvão mineral como indutor do desenvolvimento e não como agente poluidor, pois o Brasil possui senão a mais, uma das mais limpas matrizes energéticas do planeta. O uso do carvão é localizado no Brasil e no caso daqui, numa região muito carente em termos de desenvolvimento social e econômico, reforçando a tese de que a retirada dessa indústria tem efeitos muito danosos a milhares de pessoas, infinitamente maior do que as consequências ao meio ambiente.
Por fim, muito aplaudido, Lula reafirmou o compromisso de zerar o desmatamento na floresta amazônica até 2030, convidando a comunidade internacional para que compareça à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em 2025, que será realizada em Belém.
* Com informações da Agência Brasil