HABITAÇÃO

Em nota, CGT Eletrosul afirma que moradores terão preferência de compra de imóveis da estatal em Candiota

Vila Residencial, na foto ao fundo da Usina de Candiota, será vendida Foto: J.André TP

Depois que circulou um edital da CGT Eletrosul em grupos de WhatsApp, publicado oficialmente ainda em março deste ano, que versava sobre uma licitação para contratação de um leiloeiro para a venda de imóveis da estatal em Candiota e São Jerônimo, um clima de apreensão tem sido gerado especialmente nos moradores da Vila Residencial, em Candiota.

Já há uma comissão de moradores formada para tratar do assunto e também uma comissão externa da Câmara local, formada pelos vereadores Luana Vais e Danilo Gonçalves (ambos do PT) e Hulda Alves (MDB).

O TP, desde que teve ciência da  situação, vem tentando contato com a CGT Eletrosul, que tem sede em Florianópolis (SC). Na tarde desta quarta-feira (16), a assessoria de Comunicação da estatal distribuiu uma nota à imprensa em relação ao assunto, quando afirma que os atuais ocupantes dos imóveis terão preferência na compra, sendo que o leiloeiro já foi contratado. Confira a seguir a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Informamos que a CGT Eletrosul aprovou internamente a alienação dos imóveis residenciais de sua propriedade localizados na Vila Residencial e na Vila Operária, no município de Candiota (RS). Trata-se de medida necessária para a segurança jurídica tanto da Companhia como dos atuais ocupantes dos imóveis.

Adicionalmente, esclarecemos que a CGT Eletrosul é uma empresa subsidiária da Eletrobras, a qual estabelece diretrizes a serem seguidas pelas controladas, por meio do Plano Diretor de Negócios e Gestão (PDNG). Em sua versão 2021-2025, umas das iniciativas estratégicas estabelecidas no documento diretivo trata da “Desmobilização de Imóveis”. Essa diretriz tem como objetivo viabilizar receitas oriundas de bens imóveis não relacionados diretamente às atividades de geração e transmissão, principalmente por meio de leilões, além de reduzir os custos operacionais referentes aos imóveis inservíveis ao objeto da Companhia.

Para a alienação dos imóveis residenciais no município de Candiota, foi contratado Leiloeiro Público Oficial para a realização, incluindo a preparação, organização e condução, de Leilões Públicos, por meio de contrato assinado em 11 de maio de 2021. Os leilões deverão ocorrer no segundo semestre deste ano e os moradores terão direito de preferência na compra dos imóveis.

Em relação às linhas de crédito para financiamento das casas, informamos que foram realizadas tratativas com a Prefeitura Municipal de Candiota para que esta busque junto às instituições financeiras mecanismos para auxílio aos moradores neste sentido.

MAIS INFORMAÇÕES – O jornal busca ainda mais informações e esclarecimentos em relação ao assunto, que como já referido, causa muita apreensão na comunidade local. Na edição impressa deste sábado (19) ou a qualquer momento publicaremos as novas informações que por ventura forem obtidas.

 

Comentários do Facebook