Emater-RS realiza concurso de fotografia com enfoque para o turismo rural

Encerra no dia 24 de agosto o prazo para inscrições de fotografias para 1º Concurso de Fotografia da Emater/Ascar-RS. Com o tema “Turismo Rural sob o olhar da Extensão Rural e Social”, o concurso tem por objetivo valorizar e divulgar o trabalho de extensão rural e social voltado ao turismo, por meio do registro fotográfico de experiências turísticas realizadas nas propriedades das famílias e/ou comunidades assistidas pela Instituição.

O concurso também visa compor um banco de imagens que representem a diversidade da assistência técnica e extensão rural e social (ATERS) em Turismo Rural no território gaúcho com fotografias que retratem vivências de turismo, destacando a presença de visitantes, atividades realizadas e elementos da cultura, da agropecuária e da paisagem rural.

Nesta primeira edição, o concurso é aberto aos extensionistas rurais e cada participante poderá participar com até duas fotografias captadas em comunidades e propriedades do regional em que está lotado. As fotografias selecionadas (uma por regional) serão expostas no Espaço da Emater/RS-Ascar, durante a Expointer 2025, com premiação para os três primeiros colocados durante evento oficial no dia 4 de setembro, em Esteio.

O autor da melhor fotografia, 1º lugar, escolhida através da votação popular, receberá a divulgação de seu trabalho de extensão rural e social em turismo rural através das mídias da comunicação da Instituição. Os 2º e 3º lugares também serão premiados.

TURISMO RURAL

O tema Turismo Rural está entre as ações da Emater de Candiota, conforme materiais divulgados anteriormente de encontros e visitas objetivando o fomento do turismo no município. Ao TP, a extensionista Hulda Alves falou sobre o concurso. “Este Concurso chegou em boa hora, pois o turismo rural faz parte das ações prioritárias da extensão rural da Emater de Candiota, tendo em vista a importância de valorizar a beleza natural do nosso município e incentivar acréscimo da renda da propriedade, valorizando a diversidade cultural, ambiental e gastronômica”.

CRITÉRIOS

As imagens deverão ser ambientadas em propriedades ou comunidades assistidas pela Emater/Ascar e deverão ser registradas pelo extensionista rural que as assiste; devem estar em alta resolução, podendo ser produzidas com celulares, tablets e máquinas fotográficas, com resolução acima de 5 MP/ideal mais de 13 MP; as fotografias devem estar acompanhadas de título, sintetizando a percepção do autor, não sendo permitidas alterações drásticas nas imagens (como colocação ou retirada de elementos) ou uso de efeitos especiais.

As fotografias devem retratar a diversidade cultural e ambiental do território gaúcho, mostrar o envolvimento dos turistas em atividades práticas de turismo rural (trilhas, colheita, gastronomia, cavalgadas, vivências culturais, etc.), incluir elementos que representem a agropecuária, o cotidiano rural e/ou os aspectos da ruralidade.

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

Comentários do Facebook