ARROMBAMENTO

Escola de Candiota é arrombada pela segunda vez em pouco mais de um mês

Marco das portas foram arrancados com o arrombamento

Marco das portas foram arrancados com o arrombamento Foto: Silvana Antunes TP

Portas danificadas, materiais espalhados e eletrônicos furtados. Desta forma foi encontrada a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dario Lassance, localizada na Sede de Candiota, na manhã desta sexta-feira (1º).

De acordo com a diretora do educandário, Camila Vidart, o arrombamento foi verificado por uma funcionária da escola, que ao chegar percebeu que as portas da secretaria e supervisão estavam abertas.

Há cerca de 40 dias atrás, a escola passou pela mesma situação, quando criminosos entraram na escola, arrombaram as portas, espalharam documentos e furtaram alguns aparelhos eletrônicos. Porém, no caso desta sexta, a diretora explica ter sido um pouco mais grave em razão da consequência. Segundo Camila, foram furtados os monitores e as CPUs das duas salas contendo arquivos importantes sobre a escola. “A vida da escola estava naquelas máquinas. Plano pedagógico, pareceres escolares, em fim, a vida escolar dos alunos, professores e funcionários”, relata.

As aulas foram suspensas nesta sexta para que a equipe diretiva pudesse realizar os reparos nas duas salas e montar uma estratégia para o futuro. A reportagem do Tribuna do Pampa esteve no local e conversou com a equipe diretiva, principalmente questionando o que seria feito quanto questão. Segundo Camila, que estava acompanhada de outra professora, uma reunião será realizada para que o grupo pudesse se organizar. “Estamos no fim do ano letivo e alguns registros temos em papel, mas precisamos analisar o que falta. Também veremos de que forma poderemos evitar futuros arrombamentos”, afirma.

A diretora ressaltou também, a importância do apoio da comunidade escolar, bem como das autoridades do município. “Pedimos que se alguém viu algo suspeito que comunique a Brigada Militar e que não comprem computadores sem verificar a procedência. Pretendemos nos reunir com o prefeito Adriano dos Santos e a secretária Giselma Pereira para solicitar algum auxílio. Vamos nos mobilizar para que não voltemos a passar por outros momentos como este”, expõe Camila, mostrando pesar pelo que anda acontecendo com a escola, visto no início do ano letivo ter ocorrido um mutirão entre direção e professores para a pintura e alguns reparos na escola para que os alunos fossem recebidos com uma escola adequada.

Armários foram abertos, revirados. objetos e documentos foram furtados.

Armários foram abertos, revirados. objetos e documentos foram furtados. Foto: Silvana Antunes TP

 

Computadores completos foram furtados. Mesas ficaram vazias.

Computadores completos foram furtados. Mesas ficaram vazias. Foto: Silvana Antunes TP

Comentários do Facebook