Esta sexta-feira (9) será de muita alegria, diversão e comemoração. A Escola Municipal de Educação Infantil Odete Lazzare Corrêa comemorará 10 anos de fundação com festa aos alunos, professores e funcionários no ginásio municipal Lucas Porciúncula, na sede do município.
A comemoração contará com brinquedos infláveis para as crianças, lanche, parabéns a escola com bolo e a apresentação de um vídeo. Ao TP, a diretora Daiana Moura Etcheverria falou sobre a comemoração. “Sabemos da importância que a escola tem para a comunidade de Candiota, pois é a única na sede do município a atender este público. Como nossos alunos são pequenos, organizamos com muito carinho uma comemoração no ginásio, de forma que eles possam se divertir e, desta forma, estaremos comemorando essa década da escola todos juntos”.
A partir das 19h, está prevista a realização de um bingo por parte do Circulo de Pais e Mestres (CPM) da escola, com venda de cartelas para as rodadas e diversos prêmios. Também haverá alimentos disponíveis para comercialização na hora do bingo, confeccionados e com renda para familiares de alunos que trabalham com setor alimentício, totalmente independente da festividade.
O secretário de Educação, Michel Feijó, também falou sobre a escola. “Data importante para a educação pública de Candiota. Estamos comemorando dez anos de história da Escola Odete. Essa escola faz parte do dia a dia da nossa cidade. Com maestria, muita responsabilidade e compromisso, junto de seus funcionários e mestres, levam diariamente ensinamentos que mudam e transformam vidas. Temos muito orgulho desse educandário que, diariamente, ajuda a construir um país melhor”.
SOBRE A ESCOLA
A E.M.E.I. Odete Lazzare Corrêa, está situada na rua Acácio das Neves, sede de Candiota. Foi fundada em 8 de agosto de 2014. Na oportunidade, eram atendidos alunos de 3 a 5 anos, em 2 turmas de maternal II, 4 turmas de pré I e 3 turmas de pré II. A diretora da escola era a professora Iara Lima Meireles e sua equipe contava com 11 professoras, 7 funcionárias, 5 estagiárias e 2 vigias.
Também estiveram na direção da escola Odete as professoras Michele Barreto Feijó, Fernanda Tavares Vestfal e Cristiane Fernandes. Atualmente, está a frente do educandário a professora Daiana Etcheverria, como diretora e Eloisa Martins como vice-diretora.
A escola cresceu muito nesses 10 anos de história, sendo a maior escola de Educação Infantil de Candiota. Em 2023 foram inauguradas 4 salas de aula novas, adquiridos novos brinquedos para a praça, um refeitório novo e brinquedos para praça adaptados aos bebês e as crianças dos integrais, que também são turmas pioneiras.
Em 2024 a escola conta com 3 turmas integrais onde os alunos chegam as 8h e saem as 16h, favorecendo as famílias trabalhadoras, além de dois berçários de meio período, um maternal I de meio período, dois maternais II, 5 prés I e 4 prés II, totalizando 18 turmas e aproximadamente 240 alunos.
A equipe atual conta com 52 profissionais, sendo 15 professoras, 20 estagiárias, 9 atendentes, 4 funcionárias entre equipe de cozinha e limpeza, uma diretora, uma vice-diretora e uma secretária.
A escola Odete Lazarre Corrêa tem como filosofia: “Educar valorizando e incentivando as diversas formas de expressão na criança”; como desafio, “aliar a construção do conhecimento a uma formação completa dos educandos, tornando-os seres humanos plenos, conhecedores de suas responsabilidades e direitos”, e como proposta, “levar as crianças ao encontro de sentimentos que despertem uma consciência crítica em relação ao nosso mundo de hoje”.
QUEM ERA ODETE
A professora Odete Lazarre Corrêa lecionou por 32 anos em Candiota na escola Jerônimo Mércio da Silveira, e a escolha pelo seu nome se justificou pela sua importante atuação para a área educacional do município. Natural de Iraí, formada em Letras na antiga Fundação Átilla Taborda, a educadora chegou em 1974 na cidade, e passou a dar aulas na escola Jerônimo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Também esteve sempre muito ligada aos movimentos tradicionalistas que envolviam os estudantes, e devido a esse interesse, conquistou algumas vezes premiações no Festival Gaúcho Estadual Estudantil (Fegaes) através da coordenação dos estudantes da instituição em que lecionava. Professora Odete faleceu no ano de 2010 por problemas de saúde.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*