A essência do poder

marco

No próximo domingo, novos prefeitos, vices e vereadores serão eleitos em todo Brasil. Parece-me um bom motivo para analisar o poder.

Por volta de 2007, em Hulha Negra, um amigo me presenteou com um livro chamado “A Essência do Poder”, Coleção Pensamentos da Sabedoria, Editora Martin Claret, publicado em 1997. Um livro pequeno de tamanho, com pouco mais de cem páginas, com pensamentos de pessoas que foram influentes na história da humanidade, místicos, educadores, políticos, empresários e homens de comunicação, onde constam algumas citações que podem ser úteis.

Chico Xavier disse que “somente aquele que se dispõe a fazer as coisas pequeninas, virá a saber e a poder realizar grandes coisas”.

Madre Teresa de Calcutá afirmou que “palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas os seus ecos são poderosos e infinitos”.

Freud, “só o conhecimento traz o poder”.

Segundo Victor Hugo, escritor, poeta e político francês, “nada neste mundo é tão poderoso como uma idéia cuja oportunidade chegou”.

Sêneca, filósofo e estadista romano, registrou que “homem poderoso é o que tem poder sobre si mesmo”.

Emerson, ensaísta, conferencista, filósofo e poeta norte-americano, afirmou que “somente vencem aqueles que acreditam poder vencer”.

Segundo Bill Clinton, político e estadista norte-americano, “não importa o rótulo com que você chega ao poder, mas o que você faz quando chega ao poder”.

Thomas Jefferson, diplomata, legislador e político norte-americano, afirmou que “nas questões de estilo, nade seguindo a correnteza; nas questões de princípio, seja sólido, forte e resistente”.

Eleito, não seja como disse certa vez Millôr Fernandes, “nenhum desses governantes têm um itinerário. O que eles gostam mesmo é de ficar no volante”.

Mais sábio será o que usar sua influência quando assumir o poder, para ajudar na construção de um mundo melhor. Deve conter a exagerada importância do poder que lhe dá o cargo que ocupa. Num comentário que consta no livro, “toda verdadeira riqueza e felicidade consiste em saber restringir-se ao necessário. Toda a grandeza do poder consiste em saber usar o menos possível este poder”.

Comentários do Facebook