EDUCAÇÃO

Estudos de Recuperação na região possibilitam oportunidade adicional aos estudantes em avançarem na vida escolar

Diretores e supervisores das escolas de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) estiveram reunidos na última quarta-feira (1) Foto: Mariana Muza

Na tarde da última quarta-feira (1º), diretores e supervisores das escolas de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Educação, reuniram-se para discutir as ações que serão utilizadas durante os “Estudos de Recuperação”, que acontecerão nos dias 8 a 17 de fevereiro. A mobilização proporcionará uma oportunidade adicional para que o estudante recupere as aprendizagens que necessita para o próximo ano letivo, possibilitando assim, a sua aprovação.

A ação será realizada com os alunos que apresentaram resultado inferior à média anual ou com frequência menor que 75% no ano de 2022. Durante o mês de dezembro, os estudantes que não foram aprovados, receberam seu Plano de Estudos de Recuperação personalizado, com a indicação das aprendizagens que precisam ser recuperadas para a continuidade da vida escolar e avanço de ano/série.

A Coordenadoria de Educação possui em média 17 mil estudantes matriculados nas 57 escolas. Desse total, em torno de dois mil alunos podem realizar o Estudo de Recuperação, divididos entre as sete cidades de abrangência, Bagé, Aceguá, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Hulha Negra e Candiota.

Durante o encontro, a Coordenadora Regional de Educação, Miriele Barbosa Rodrigues, orienta que esta mobilização da rede, os professores junto à supervisão escolar, desenvolvam atividades diferenciadas das que vinham aplicando durante o ano. “Todos os alunos são importantes, então através de um olhar mais individual, vamos trabalhar para recuperar a autoestima do estudante, para que perceba que não precisa desistir ainda do ano letivo,” enfatiza.

Para isso, foi apontado no Conselho de Classe do 4º bimestre de 2022 quais as habilidades, competências e conteúdos de cada componente curricular que deverão ser retomados no período de “Estudos de Recuperação”. O plano recebido pelo estudante ao final do ano letivo, sinaliza o que precisa desenvolver para a continuidade dos seus estudos.

Conforme a professora, o supervisor e/ou a equipe diretiva, junto ao auxílio da equipe pedagógica da 13ª CRE, ficará responsável pela organização das atividades presenciais, bem como garantir a execução do cronograma de estudos organizado pela escola. Os estudantes deverão ter no mínimo duas aulas por competência “Cada escola irá alinhar o formato dos estudos da maneira que achar mais eficiente, podendo juntar turmas, da mesma série, ter mais de um professor contribuindo dentro da sala de aula e desenvolvendo o seu formato avaliativo”, explica.

Foram indicados também aos alunos os materiais para estudo como livros didáticos, plataformas de leitura, conteúdos da plataforma Google Sala de Aula, entre outros. “É importante que os pais confiem no nosso trabalho e mandem os filhos para a escola durante este período, para que não percam essa oportunidade única”, ressalta.

CRONOGRAMA – As aulas da rede estadual de ensino começam no dia 23 de fevereiro de 2023. Ainda, o recesso escolar ocorre entre os dias 19 e 30 de julho e o segundo semestre do ano letivo acontece de 31 de julho a 22 de dezembro.

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