ENSINO

Etapa municipal da Mostra Científica Futuros Equânimes em Candiota, reúne sete apresentações

Trabalhos foram divididos em três categorias, sendo que um selecionado de cada irá disputar a fase regional em Bagé

Jurados tiveram a difícil tarefa de selecionar apenas um trabalho por categoria Foto: Sabrina Monteiro TP

Na tarde desta quinta-feira (11), aconteceu a fase municipal da Mostra Científica Futuros Equânimes em Candiota, reunindo sete trabalhos da rede estadual de ensino. Os trabalhos são divididos entre as categorias anos inicias, anos finais e ensino médio, sendo que um trabalho de cada ano será selecionado para disputar a fase regional em Bagé, que está marcada para acontecer no próximo dia 5 de novembro.

De acordo com a assessoria de comunicação da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a mostra é muito importante para que os alunos sejam inseridos na parte de iniciação científica e colocados para praticar este tipo de exercício, fazendo e apresentando trabalhos para ajudar na desenvoltura durante a vida escolar. “E é isso que a gente acaba sempre fazendo, a coordenadora Miriele está sempre incentivando as escolas a se inscreverem em exposições e mostras, para também mostrar o bom trabalho que as escolas do estado fazem e que muitas vezes não eram apresentados”, ressaltou Mariana Muza, informando que neste ano há mais de 100 alunos inscritos divididos entre as cidades que compõem a região.

 

PROJETOS

Pequenos do 2º ano da Escola FARO Foto: Sabrina Monteiro TP

O projeto Doce Educação, apresentado pelas alunas da Escola Dario Lassance, Dominyck Moraes Prestes e Sofia de Oliveira Porto, fez com que elas aprendessem como fazer os tradicionais docinhos da Fenadoce, que acontece anualmente em Pelotas.

Segundo Sofia, elas adquiriram uma oficina na própria escola, onde aprendem a fazer os doces. “O projeto da nossa pesquisa teve resultado tanto no âmbito educacional quanto no âmbito de habilidades”, afirmou ela.

Já competindo pela categoria de anos iniciais, os pequenos do 2º ano da Escola Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), Ana Julia da Silva, 7 anos, Mariah chaves, 8 anos e Bernardo Ambrósio, 8 anos, apresentaram o trabalho sobre os sentidos como o olfato, audição, visão, paladar e tato. “A gente fez os experimentos da audição com os potinhos para descobrir o som, a visão e o paladar associados, porque olhando nos potes pode achar que é suco de morango e de uva. No momento de provar, vai dizer que não é, porque tem corante. Para explorar mais os sentidos, então explorar mais no caso, o paladar, você vai descobrir que no momento em que provar”, explicou a professora Deni Mara Garcia.

Em conversa com um dos jurados da etapa em Candiora, Rafael Leusin da Seival Sul Mineração (SSM), disse que a mostra é um incentivo para as crianças e os jovens, e que a empresa entende a educação como algo fundamental. “Acho que para o país evoluir, principalmente Candiota,  a parte da indústria traz outras soluções tecnológicas para que faça a população crescer mais e evoluir, tanto na parte de renda e estudo”.

O evento foi organizado pelas mentoras das escolas e que fazem parte do setor pedagógico da CRE, Paola Burguez e Vanessa Teixeira, e contou com a presença da chefia do Administrativo, Fabiana Amaral.

CLASSIFICADOS PARA A FASE REGIONAL

Anos iniciais – Escola Dario Lassance Foto: Mariana Muza/Especial TP

Anos finais – Escola Jerônimo Mércio da Silveira Foto: Mariana Muza/Especial TP

Ensino Médio – Escola Jerônimo Mércio da Silveira Foto: Mariana Muza/Especial TP

 

*Matéria atualizada em 11/10/2024 às 11h53

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook