FACILITADOR

Executivo pinheirense sanciona lei que institui carteira social para pessoas com condições especiais

Ação de criação da carteira foi proposta pelo vereador Cássio Câmara

Proposta de criação das carteiras foi feita pelo vereador Cássio (D) Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Buscando dar mais conforto, dignidade e segurança para as pessoas que estão em tratamento quimioterápico, radioterápico e também para pessoas em tratamento de hemodiálise e pessoas com autismo, o prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga sancionou a lei que institui a Carteira Social para as pessoas nessas condições.

Com a carteira social, os pacientes poderão exigir um atendimento preferencial em repartições públicas e privadas. Como explica o proponente da ação, o vereador Cássio Câmara (Progressistas), na Lei os pacientes em tratamento contra o câncer, que fazem hemodiálise e que possuem autismo possuem direitos, mas muitas vezes precisam apresentar diversos documentos para comprovar que estão em tratamento para ter direito a atendimentos prioritários.

“Com a Carteira Social as pessoas terão facilidade no atendimento e não precisarão a cada consulta levar diversos documentos para comprovar que estão em tratamento. Em diversos municípios já é utilizada a Carteira Social e agora os pinheirenses também poderão contar essa facilidade”, comemora.

O vereador relata, que a ideia de propor a lei surgiu após receber o relato de um morador que comentou sobre a dificuldade que ele passava por não ter a carteira social, pois, todas vezes que mudavam horários de atendimento ou algum atendente, ele tinha que novamente levar todos documentos, para comprovar que estava em tratamento de hemodiálise. “Já com a certeira social na mão, o atendente já vai saber que a pessoa está fazendo tratamento de saúde. A carteira dá condições mais humanas para as pessoas”, frisa.

A Secretária de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, Vivian Alves destaca que a secretaria abraçou a iniciativa junto com o vereador Cássio. “Ele nos procurou para apresentar a ideia, estamos nos organizando para dar início a confecção das carteiras, com certeza será uma ótima iniciativa para quem precisa”, afirmou.

COMO FUNCIONARÁ – A Carteira Social será disponibilizada para pessoas diagnosticadas com câncer e estejam em tratamento quimioterápico ou radioterápico, para pessoas em tratamento de hemodiálise e pessoas com Autismo.

Quem tiver interesse poderá ir até a Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso em data ainda a ser divulgada para se cadastrar. Cada pessoa terá direito de cadastrar três responsáveis, ou seja, acompanhantes a qual terá sua carteira válida por dois anos.

Para a confecção da carteira é necessário que o responsável providencie atestado médico atualizado, que comprove estar a pessoa em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, no caso de paciente oncológico; Laudo médico para o Autismo; comprovantes de tratamento de hemodiálise.

A Carteira Social deverá ser renovada a cada dois anos, tanto para pacientes como para acompanhantes. No caso de acompanhantes e pacientes que possuem Autismo, esta carteira é permanente.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook