
Bailey agora é o melhor amigo de Maitê Foto: Divulgação TP
Na sexta-feira (4), comemora-se o dia de São Francisco de Assis e também o dia dos animais. Nesta edição, o leitor irá conhecer a história do cachorrinho Bailey, que há seis meses ganhou uma nova vida e uma nova família por meio do projeto SOS Candiota – proteção animal.
O amigo de quatro patas foi encontrado pela nova família por meio de uma publicação no perfil do Facebook de Thais Teixeira, uma das integrantes do projeto SOS Candiota – proteção animal, que atua na cidade desde 2023. De acordo com Stefani Lapischies, mãe da pequena Maitê, 6 anos, que ganhou um novo companheiro, o cão estava abandonado em uma mina em Candiota quando postaram a foto tentando uma adoção para ele. “Nos encantamos assim que vimos a foto. Então, fomos fazer uma visita para conhecê-lo e não resistimos, pois assim que chegamos ele já demonstrou carinho. Na verdade, foi ele que nos adotou”, disse Stefani, relembrando que o filhote tinha um semblante muito triste, o que mudou instantaneamente no momento em que ele chegou em sua nova morada. “Hoje o Bailey é um cachorro feliz, muito sapeca, brincalhão e diverte a Maitê o tempo todo. É o nosso companheiro”, comentou ela.
Ainda, Stefani contou que Bailey chegou na família em um momento delicado, pois recentemente haviam perdido um cachorrinho que já estava com eles há cerca de 9 anos. “Ele veio para preencher os nossos corações. Com a adoção nós proporcionamos a ele um lar cheio de amor e carinho, e ele nos deu isso em dobro”. Ao falar sobre a adaptação dele, Stefani disse que no início pensaram que ele iria estranhar, mas aconteceu bem ao contrário e parecia que ele já pertencia àquele lugar há muitos anos, se dando bem com os demais cachorros e com a Maitê, é claro.
Ao mencionar que o filhote representa carinho, alegria, e que é carregado de amor para dar, ela deixou um recado aos leitores. “Adotem e dêem chance pra esses bichinhos, eles merecem muito cuidado e amor, são sem dúvida nenhuma nossos melhores amigos”, concluiu.

Ele estava abandonado em uma mina de Candiota, quando foi encontrado pelo grupo SOS Candiota Foto: Divulgação TP
Cerca de 90 animais deixaram as ruas e receberam um novo lar
A reportagem do jornal entrou em contato com Thais, que falou sobre o surgimento do projeto, animais que já foram resgatados e como fazem com as castrações de todos eles.
Segundo ela, de 2023 até os dias atuais, 90 animais, entre filhotes e adultos, já foram encaminhados para a adoção e receberam um lar. Durante a conversa, a protetora destacou que o projeto prioriza a castração, ou seja, cada bichinho já é doado com a castração garantida, sendo que os adultos já vão para o novo lar castrados. “A castração funciona através da Vigilância Sanitária localizada na sede do município, ao lado da Emater. Na primeira semana de cada mês são distribuídas 60 fichas, e basta estar com o documento com foto para pegar uma guia de castração e marcar com o veterinário”, explicou, dizendo que mesmo a cidade sendo pequena e a Prefeitura disponibilizar deste auxílio para a população, ainda encontram muitas ninhadas de filhotes e cadelas no cio.
Sobre o assunto, Thais alertou que é preciso conscientizar ainda mais as pessoas, pois os animais não merecem sofrer tanto. “Só nos seres humanos racionais podemos ajudá-los. Então, fica o meu pedido, quando aparecer algum animal na tua porta, alimente-o, abrigue e se for fêmea pegue uma ficha de castração. Juntos podemos amenizar o sofrimento dos bichinhos”, ressaltou ela. Infelizmente, os animais que não conseguem garantir um lar, passam pela castração e são devolvidos para as ruas, pois o intuito do projeto é minimizar o número de animais abandonados nas ruas.
PROJETO SOS PROTEÇÃO ANIMAL
Atualmente, o projeto conta com oito integrantes, sendo que todos eles se reuniram de forma independente para se ajudarem. Juntos eles se ajudam com campanhas de adoção nas redes sociais, feirinhas e também com medicações, sendo todos com a mesma coisa em comum, o amor pelos quatro patas.
Conforme informou Thais, um dos integrantes do grupo é o médico veterinário Marcelo Duarte, que é um grande parceiro. “Mas sempre recorremos a todos os veterinários da cidade”, reforçou ela. Além dos cachorros, o SOS Candiota também resgata gatinhos, contabilizando cerca de 18 felinos que também receberam a castração e foram doados.
Ao finalizar, ela informou que no momento haviam duas cachorrinhas esperando um lar, porém, uma delas, a Luli, dois anos, castrada e com porte pequeno-médio já foi adotada. Mas a outra fêmea que atende por Pipoca, ainda aguarda um lar. Ela é porte PP, pesa 9 quilos e também já foi castrada.

Luli já recebeu uma nova família Foto: Divulgação TP

Pipoca já foi castrada e agora espera encontrar um novo lar Foto: Divulgação TP
Para quem se interessar em adotar um novo amiguinho, ou para quem deseja colaborar com o projeto, as informações estão disponível pelo perfil do Instagram @candiotaprotecaoanimal
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*
*Matéria atualizada em 8/10/2024 às 8h50