Promovendo a segurança alimentar dos agricultores familiares, o Escritório da Emater/RS-Ascar de Hulha Negra, em parceria com a Prefeitura e o Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) de Bagé, tem promovido a Feira do Produtor de Hulha. Realizada quinzenalmente, a previsão é de que a próxima edição ocorra na quinta-feira (29).
Ainda na sexta-feira (16), o evento contou com a participação da titular da Secretaria de Agropecuária, Janice Silveira, e da extensionista rural, Cármen Elisete Caceres Leite. Na oportunidade, a feira contou com as ofertas de legumes, verduras e panificados da Agroindústria Tia Zane e do Pillar Artesanato no comércio de rapaduras de leite e do artesanato em lã, tendo as bancadas e local para exposição dos produtos oportunizados pela Secretaria de Agropecuária.
Para Eliziane Outeiro Câmara, proprietária da agroindústria Tia Zane, a feira se torna ótima fonte de renda na pandemia, pois antes o foco da comercialização dos seus produtos era as escolas. “A gente, juntamente as gurias da Emater, voltamos a fazer a feira para movimentar. Hulha Negra é o município onde comecei e retornei a fazer feira e as pessoas sempre me acolheram, meus produtos chegam na casa deles muito bem recebidos”.
Durante a feira, foram feitas recomendações relativas à educação alimentar para os agricultores familiares, pela professora Gabriela Shierman e a estudante Beatriz Baumgartz Mota, do curso de Nutrição da Urcamp de Bagé. A produção orgânica e a utilização de alimentos minimamente processados na alimentação diária dos consumidores são temas orientados através de folders sobre a composição dos legumes e verduras comercializados no varejo.
Segundo Gabriela, as orientações são importantes para a valorização do que é plantado e consumido de forma natural, visando a uma alimentação saudável, o que auxilia na prevenção de doenças e contribui para a economia local. “Essa orientação também foi desenvolvida pensando na Covid-19, para explicar como as hortaliças devem ser higienizadas”, informa.