CONFRATERNIZAÇÃO

Festa de ex-funcionários da Entel é sucesso em sua quarta edição

Evento foi marcado pela tradicional integração, mas também por emoção

Encontro reuniu cerca de 60 pessoas num restaurante no centro e Hulha Negra Foto: Luiz Wagner/Especial TP

Cerca de 60 pessoas, entre ex-funcionários e familiares da empresa Entel, se reuniram no último sábado (3), no restaurante Don Benedetto, no centro de Hulha Negra. O tradicional evento foi realizado em sua quarta edição, tendo iniciado em 2016, mas que desde 2019 não acontecia em função da pandemia.

A empresa, que iniciou como Miguel Arlindo Câmara (MAC) e depois passou a se chamar Entel Construções e Transportes, sob a administração do ex-prefeito de Candiota, Odilo Dal-Molin, foi uma grande empregadora, especialmente entre 1970 e os anos 2000. A empresa ainda está na ativa até hoje, porém suas operações estão mais reduzidas. A ideia dos encontros anuais, segundo explica um dos organizadores, Elson Giuliani, é de manter viva a gratidão pelo emprego que tiveram e também pelas amizades que foram cultivadas ao longo dos anos. “Realizamos com sucesso nosso 4º encontro. Nós que temos gratidão pela Entel, porque fez parte da história de cada um de nós. Obrigado a todos que se fizeram presentes”, assinala Giuliani.

Durante o almoço festivo, dois ex-colegas, já falecidos, foram homenageados: Amadeu Silva Pereira, que era motorista e Olegário Camargo, o tio Lega, que era operador de máquinas. Houve emoção, sendo que as placas foram entregues às esposas e filhos.

Familiares de dois ex-funcionários já falecidos foram homenageados Foto: Luiz Wagner/Especial TP

ODILO – O primeiro prefeito candiotense e proprietário da Entel, como havia feito nos anteriores, compareceu ao encontro.
Em conversa com o TP, Odilo disse que segue na batalha para manter a empresa em funcionando, sendo que as operações neste momento estão mais concentradas em Bagé, onde mantém uma pedreira devidamente licenciada ambientalmente.

Ele comentou com satisfação o evento. “Hoje é bem raro encontrar amizades verdadeiras entre pessoas que em tese, eram concorrentes. Muito mais raro é produzir amizade, respeito e carinho entre colegas de serviço mesmo depois da aposentadoria. Os ex-funcionários da Entel conseguiram no último sábado emocionar a todos no encontro que promoveram em Hulha Negra, quando homenagearam seu Amadeu e o tio Lega. Seres humanos maiores, sempre gentis, ensinando aos mais jovens com devoção e carinho os macetes da profissão. Suas famílias agora receberam o carinho, a gratidão e o reconhecimento dos colegas. Ao Elson e ao Florêncio, que organizaram este encontro, restou a gratidão de todos os que participaram. Uma empresa se faz com muito trabalho, muita luta e sacrifício, mas principalmente se faz com gente, pessoas boas, capazes de entender que o amor e o respeito aos colegas é fundamental”, destaca ele.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook