MÚSICA NATIVISTA

Festival Canto Moleque é retomado em Candiota

As inscrições para o maior festival nativista amador do Estado já estão disponíveis no site do evento e vão até o dia 5 de março

Projeto Canto Moleque nas Escolas, que é a etapa municipal do festival, já reiniciou os ensaios dos classificados, que haviam sido selecionados em 2022 Foto: Divulgação/TP

Após três anos sem edições por conta da pandemia do Covid-19 – a última foi em 2019, neste ano, o mês de março será marcado pela retomada e realização da 24ª edição do Canto Moleque da Canção.

O evento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de março, no Ginásio Municipal de Candiota, finalizando às comemorações do 31º aniversário do município.

O secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Diego Lima, o Dieguinho, enfatizou que é um grande desafio. “No entanto, tenho certeza que a minha equipe, junto com a coordenadora do Tradicionalismo, Júlia Graziela, conseguiremos fazer a 24ª edição do Canto Moleque com todas as expectativas supridas, após três anos sem esse festival, que é tradicional na nossa cidade”, destacou.

O festival será disputado nos naipes masculino e feminino nas categorias Pré-mirim (5 a 9 anos), Mirim (10 a 13 anos), Juvenil (14 a 17 anos) e especial (18 a 21 anos).

A partir desta edição o festival levará para o palco os pequenos da categoria pré-mirim, que inclui crianças de 5 a 9 anos de idade. A modalidade já estava prevista para 2020, mas devido a pandemia não pôde ser praticada, sendo esta a novidade do Canto Moleque deste ano, que completa 24 anos de festividade.

INSCRIÇÕES – A ficha de inscrição e o regulamento já estão disponíveis no site candiota.rs.gov.br/festival-canto-moleque até o dia 5 de março. No dia 9 de março acontece a divulgação dos classificados, no dia 10 é o prazo para confirmação, de 10 a 16, é a chamada dos suplentes, dia 17 a 19 confirmação dos suplentes e dia 20 de março a divulgação final dos classificados.
Na etapa municipal, já estão classificados os alunos que participam do projeto Canto Moleque nas Escolas do ano 2022. Os classificados subirão ao palco com os classificados da triagem em suas respectivas categorias nos dias 24 e 25 de março de 2023.

Na triagem de fase aberta, passarão em cada categoria, 10 concorrentes que se apresentarão no palco do evento conforme escala feita pela organização. Para a final que acontece domingo, serão classificados cinco intérpretes por categoria e/ou modalidade.

NAS ESCOLAS – Nesta última semana o projeto Canto Moleque nas Escolas, que é a etapa municipal, retomou suas atividades na escola Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), na Vila Operária.

Crianças oriundas da última classificação do projeto voltaram aos ensaios visando a preparação o festival em março.
A coordenadora do projeto, Julia Graziela assinala que todos estão empenhados na preparação das crianças. “Para que eles vivam uma maravilhosa experiência, e que levem para suas vidas o orgulho de representar nossa comunidade. Certamente eles vão encantar nosso evento e vão se divertir muito”, projeta.

Para o professor Alexandre Brose, é um grande desafio esta retomada, mas ele afirma que tem certeza que será muito lindo ver todos no palco novamente.

O secretário de Cultura, que acompanhou na última semana um pouco das aulas do projeto, disse que fiquei emocionado com o que viu.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook