REGIÃO

Folador é eleito para presidir o Cideja pela quarta vez

Cinco prefeitos eleitos dos sete municípios do Cideja se reuniram nesta terça-feira (22) em assembleia Foto: Divulgação TP

O prefeito eleito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB) foi eleito, por unanimidade na manhã desta terça-feira (22), para um quarto mandato como presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). Folador foi o primeiro presidente em 2011, tendo estado à frente da entidade por outros dois biênios (2013 a 2016).

Em assembleia convocada para este fim, na sede do Cideja em Candiota, Folador foi escolhido pelos prefeitos eleitos e reeleitos dos sete municípios que fazem parte do consórcio (Aceguá, Hulha Negra, Pedras Altas, Herval, Candiota, Pinheiro Machado e Piratini), para a gestão do biênio 2021-2022. Para vice-presidente foi eleito o prefeito reeleito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo (Progressistas) e para tesoureiro, o prefeito reeleito de Hulha Negra, Renato Machado (Progressistas).

Na ocasião, cinco municípios estiveram representados, estando presentes além dos eleitos para a diretoria, o prefeito eleito de Aceguá, Marcus Vinícius Godoy de Aguiar, o Peti (PSDB), e o prefeito e vice eleitos de Piratini, Márcio Manetti Porto (MDB) e (ambos dos MDB). O prefeito eleito de Herval, Ildo Sallaberry (Progressistas) não pode comparecer e Pinheiro Machado não teve representação em função da decisão judicial que impede o vencedor das eleições, Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) de assumir, quando deverá ser convocada novas eleições (suplementares) na cidade.

UNIÃO REGIONAL – Em conversa com o TP, Folador falou da honra e gratidão em poder presidir o Cideja por mais um mandato. “É uma responsabilidade muito grande em representar sete prefeituras”, disse.

Prometendo muita união entre prefeitos e vereadores para buscar recursos junto aos governos estadual e federal, Folador disse que pautas como água, recuperação de estradas, titulação e regularização de terras, produção primária, saúde e educação serão os focos.

Ele adiantou que já neste mês de janeiro pretende realizar um encontro em Candiota, com todos os sete prefeitos, sete vice-prefeitos e os 63 vereadores para um grande debate e para alinhar as pautas entre o Cideja e o Fórum das Águas.

Comentários do Facebook