A próxima quinta-feira (3) será voltada à proteção dos animais. Na data, acontece na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada junto a praça Dario Lassance, sede do município de Candiota, uma bênçãos dos animais. O evento religioso acontece a partir das 17h, em frente à Igreja Imaculada Conceição.
O frei Tiago Frey, que responde pela paróquia ao lado de frei Paulo Eduardo Müller, falou ao jornal sobre a data, confira abaixo:
“São Francisco de Assis, padroeiro dos animais
Nasceu no ano de 1182 na cidade de Assis na Itália. Seus pais se chamavam Pedro Bernardone e sua mãe se denominava Dona Pica. Durante a sua juventude foi um grande líder, aonde reunia os jovens para festas. E além do mais, Francisco tinha um grande sonho de ser cavaleiro. Por isso, seu pai investia financeiramente, um valor elevado, para que o seu filho Francisco se tornasse cavaleiro.
Naquela época houve uma grande guerra entre Assis e Perugia, que fez com que Francisco fosse e participasse da guerra. Vendo a destruição que a guerra causava, fez com repensasse as suas virtudes e seus valores. Naquela ocasião, a cidade Assis perdeu a guerra contra Perugia. E Francisco ficou prisioneiro. Dessa maneira, naquele momento descobriu um livro especial que era a Bíblia. E fez com que refletisse por muito tempo sobre a Palavra de Deus.
Seu pai conseguiu resgatar Francisco da cidade de Perugia e fez com que continuasse trabalhando na loja de tecidos, que pertencia a família de Francisco. Aos poucos, São Francisco foi mudando de foco, não mais queria as honrarias da sociedade e foi se retirando para rezar e refletir, nos vales e montanhas da cidade de Assis.
Porém o sonho de ser cavaleiro continuava e assim houve uma segunda oportunidade de ir para a guerra, entre a cidade de Assis contra Apúlia. Em meio ao caminho da guerra, São Francisco teve um sonho, aonde uma voz o pergunta: “Porque trocas o servo pelo Senhor?” Amanhecendo no outro dia, Francisco simplesmente abandona o seu sonho de ir à guerra e volta para a casa dos pais em Assis. Naquele momento São Francisco começa a refletir mais profundamente sobre o sentido da sua vida.
Nas suas orações e reflexões nos vales e montanhas de Assis, fez com que um certo dia, São Francisco, entrasse numa Igreja que estava em ruínas, se ajoelhou e ficou em oração. E havia um crucifixo na Igreja, chamado de Cruz de São Damião, que falou a Francisco de Assis a seguinte frase: “Vai e reconstrói a minha Igreja!”
Desde aquele dia, São Francisco saiu feliz, para o seu novo propósito de vida. Começou a reconstruir três pequenas igrejas aos arredores da cidade de Assis: a Igreja de São Damião, Nossa Senhora dos Anjos (denominada de Porciúncula, que significa Igreja pequena) e São Pedro. Após reformar essas três Igrejas, São Francisco percebe que a sua missão não é apenas de reconstruir a Igreja de pedras, porém de reconstruir os corações das pessoas que formam a Igreja, por isso, que começa viver uma vida simples, humilde, desapegada e proclamando o Evangelho.
São Francisco de Assis vai se tornar o padroeiro dos animais, pois no final de sua vida escreve uma oração muito bela chamada Cântico do Irmão Sol, aonde louva e bendiz a Deus, pelo bem de cada criatura que existe sobre a face da terra.
São Francisco de Assis veio a falecer no entardecer do dia 3 de outubro de 1226. Poucos anos após sua morte foi declarado Santo. Que a vida de São Francisco de Assis possa abençoar e iluminar a todas as nossas famílias.”
Frei Tiago Frey, OFM
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO