SANEAMENTO BÁSICO

Gestão do esgoto pinheirense é pauta de audiência em Porto Alegre

Há muito, a Companhia Rio-gradense de Saneamento (Corsan) é responsável pelo tratamento e distribuição de água em Pinheiro Machado. Com a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e assinatura, segundo o vereador Cássio Câmara (Progressistas), de um contrato entre a Prefeitura e a estatal, em 2015, a gestão dos esgotos pluvial e cloacal da cidade também passaram a ser responsabilidade da Companhia.

O vereador já havia levantado essa questão há duas sessões do Legislativo e na nesta terça-feira (23) voltou a abordar o tema. Cássio se queixa que em cidades da região como Pedras Altas e Dom Pedrito, já há avanços da Corsan na gestão do esgoto, inclusive com  vistas a construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e que em Pinheiro Machado isso não vem acontecendo. Aliás, a cidade possui muita deficiência na coleta e tratamento de esgoto, especialmente o cloacal, sem falar nos constantes alagamentos provocados pelas enxurradas.

Nesta sexta-feira (26), conforme Cássio, está marcada em Porto Alegre, uma audiência entre ele, o prefeito interino Ronaldo Madruga (Progressistas), o chefe da Unidade local da Corsan, Jeferson Iribarrem e o diretor de Operações da Corsan, André Beltrão Finamor. “Em função da bandeira preta em Porto Alegre, estamos indo apenas em três, senão convidaríamos mais vereadores para participar. O objetivo é sabermos da Corsan sobre o cumprimento do contrato assinado em 2015”, explicou Cássio.

Quando da primeira manifestação do vereador, o TP já havia enviado questionamentos à Corsan sobre a situação, porém até o momento ainda não obteve retorno. O jornal também abordou o prefeito interino, que disse sobre a realização de uma audiência com a Companhia.

Comentários do Facebook