LUTA FEMINISTA

Governador sanciona lei de autoria da deputada Adriana Lara

Governador destacou que um programa destinado ao empreendedorismo feminino reforça, inclusive, a prevenção à violência doméstica Foto: Maurício Tonetto/Especial TP

O governador Eduardo Leite sancionou, nesta segunda-feira (18), em ato no Palácio Piratini, o projeto de lei de de autoria da deputada estadual bageense Adriana Lara (PL), que institui o Programa Estadual de Apoio e Fomento à Mulher Empreendedora.

A lei que institucionaliza um programa de apoio ao empreendedorismo feminismo foi destacada por Leite como um reforço às ações que já são empreendidas no Estado em prol da autonomia das mulheres, inclusive como medida de prevenção à violência doméstica. “Cada vez mais, e ainda bem, as mulheres ocupam todos os espaços, graças aos esforços de muitas que abriram caminho para essa causa que deve ser de todos nós”, afirmou Leite.

Em entrevista ao programa Em Foco, da rádio Pop Rock de Bagé, a deputada explicou que seu projeto é um sonho antigo. “Desde quando foi vereadora, vejo que as mulheres se qualificam, mas há dificuldade para terem seu próprio negócio. Com a nova lei, elas terão acesso a crédito barato e podem romper, muitas vezes, com o ciclo de violência que vivem e não podem pela dependência econômica”, disse.

“Para romper o ciclo de violência contra a mulher, um dos grandes desafios é garantir que ela possa trilhar para si um caminho de autonomia financeira, de modo a não depender de homem algum e, assim, possa tomar a decisão de deixar um local onde esteja sofrendo agressões. Já temos iniciativas nessa direção dentro das secretarias e junto aos nossos bancos de desenvolvimento, mas a transformação disso em lei ajuda a reforçar as ações”, acrescentou o governador.

Comentários do Facebook