SEGURANÇA

Governo do Estado lança força-tarefa de combate ao abigeato

Operação vai abranger 60 municípios com maior incidência de crimes rurais

O projeto é uma iniciativa da Polícia Civil, com a coordenadoria do Departamento de Polícia do Interior, e abrange sete Delegacias de Polícia Regionais do Interior

O projeto é uma iniciativa da Polícia Civil, com a coordenadoria do Departamento de Polícia do Interior, e abrange sete Delegacias de Polícia Regionais do Interior Foto: Rodrigo Ziebell/Especial TP

Foi lançada na manhã desta sexta-feira, 19, pelo governador em exercício, José Paulo Cairoli, e o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, uma força-tarefa da Polícia Civil para combater crimes rurais, entre eles o furto de animais de propriedades agrícolas. O ato aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Rosário do Sul. A ação faz parte da segunda fase do Plano da Segurança Pública, lançado em junho.

Cairoli ressaltou a necessidade da integração entre os órgãos envolvidos no projeto. “Esse crime atinge a todos. Logo, a integração entre as secretarias é fundamental. É importante que todos façam a sua parte para que a sociedade seja beneficiada”, ressaltou.

Segundo o secretário Wantuir Jacini, essa é uma ação de grande importância porque vai combater uma prática que prejudica e coloca em risco o produtor rural. “Essa força-tarefa tem o foco na investigação do crime organizado. É uma ação integrada em resposta à sociedade”, explicou.

A força-tarefa vai ser instalada em Rosário do Sul para atender a sete delegacias de polícia do interior das cidades de Santa Maria, Alegrete, Bagé, Santana do Livramento, Pelotas, Santiago e São Luiz Gonzaga. A operação vai atuar nas regiões de fronteira, abrangendo 60 municípios com maior incidência de crimes rurais. A equipe será composta por um delegado e sete agentes policiais, além de dois agentes especializados em agropecuária. O veículo será cedido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). “Vamos integrar a ação e colaborar. Esse é um trabalho que precisa ser continuado”, destacou o titular da Seapi, Ernani Polo.

Também participaram do lançamento o chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, e a prefeita de Rosário do Sul, Zilase Rossignollo.

Veja nos links que a semana foi marcada por abigeatos na região:
Sete vacas prenhas são abatidas clandestinamente em Candiota
Cinco animais carneados por abigeatários em Torrinhas

Comentários do Facebook