RURAL

Grupo de WhatsApp com mais de 1,8 mil membros se transforma em entidade pecuária

O Instituto de Desenvolvimento Pecuário (IDPEC) foi fundado na última semana com participação de produtores da região na diretoria

Um grupo de WhatsApp surgido em outubro de 2018 como ferramenta e canal de negociações diretas de compra e venda de gado entre pecuaristas do Rio Grande do Sul e do Brasil, evitando intermediários, acabou de virar o Instituto de Desenvolvimento Pecuário (IDPEC) – entidade criada na última semana. “Não éramos parte de uma tropa errante que perambulava sozinha cada qual buscando a sua informação e espaço. Somos empresários rurais que conectados as mais modernas redes de comunicação trocávamos informações, experiências e percebemos que isso poderia agir em prol do mundo rural, acaso institucionalizado. Surgimos já organizados e altamente conectados por meio dos elementos sociais de comunicação, que possuem o condão de interligar pecuaristas de todas as regiões do estado, com informação horizontal e celeridade nos relacionamentos. Nossa origem nos remete ao Grupo de Whatsapp Negócio Direto que surpreendentemente cresceu de forma exponencial, a ponto dos seus integrantes entenderem que era o momento da institucionalização por meio da construção de uma pessoa jurídica que nos outorgasse legitimidade e representatividade”, explica o início do longo texto de fundação da nova entidade.

Com mais de 1,8 mil membros, o IDPEC já nasce grande e com pautas importantes como a marcação do gado vacinado pela febre aftosa, a disseminação desenfreada do javali, além de questões fiscais na compra e venda de gado entre os estados da federação e outras inúmeras pautas ligadas ao setor. “O nosso propósito é desenvolver a pecuária de forma moderna e disruptiva, aproveitando da internet, das ferramentas modernas de comunicação, do alinhamento rápido de ideias e principalmente das novas gerações que estão ávidas por levar ao campo estas modernidades. Portanto, o nosso propósito é criar um cenário inovador para a pecuária gaúcha e brasileira, através da aceleração, criação e utilização pujante das informações relativas ao negócio, bem como nos colando de forma institucional perante os órgãos públicos pressionando e agindo para pautas favoráveis aos membros desse setor produtivo”, destaca o presidente eleito de forma consensual, o advogado e produtor Luis Felipe Canto Barros.

O pecuarista candiotense Arturo Isasmendi faz parte da direção do Instituto, como membro do Conselho Fiscal. Ele declarou ao TP que a ideia da entidade é justamente esta, em atuar de forma organizada e institucionalizada nas grandes pautas da pecuária, auxiliando as entidades tradicionais, como sindicatos rurais e a própria Federação da Agricultura do RS (Farsul). “Afinal somos mais de 1,8 mil produtores”, destaca Arturo.

 

DIRETORIA DO IDPEC

Presidente: Luis Felipe Canto Barros
Vice-presidente: Paulo Ebsen
Diretora Financeira: Michelle Tomasetto
Vice-diretor Financeiro: Camilo Cardoso Borges
Secretário Geral: Igor Campos Ferreira

Conselho Administrativo
Presidente: Ricardo Henrique Alves Giuliani
Membros do Conselho: Luciano Speroto Terra, Átila Vinhas e João Gaspar

Conselho Fiscal
Presidente: Ivan Faria
Membros do Conselho: Arturo Isasmendi, Andrei Mocelin e Juliano Leon

Comentários do Facebook