Mesmo com o tempo instável, um grupo de funcionários e estudantes da área da saúde realizou um protesto na manhã desta segunda-feira, 11, em Bagé. O manifesto com faixas, cartazes, apitos e carro de som visou chamar a atenção das lideranças locais em razão do fechamento do Hospital Universitário Doutor Mário Araújo, anunciado na quinta-feira passada, pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), mantenedora da instituição.
O grupo se concentrou na Praça de Esportes e logo após desceu a avenida Sete de Setembro, onde entraram na Câmara de Vereadores e ganharam espaço quando ocorria uma sessão especial. O protesto encerrou no Hospital Universitário. Na mesma semana do anúncio de extinção, autoridades locais se reuniram com a reitoria da Urcamp para criar medidas e estratégias de evitar o fechamento. Os gestores deram o prazo de 15 dias para as lideranças viabilizarem a permanência do hospital e uma das alternativas já articuladas é de uma reunião com a Secretaria Estadual da Saúde, com o objetivo de solicitar a liberação dos recursos que o governo tem em atraso com o hospital. O encontro deverá ser marcado ainda nesta semana.
A Urcamp informou que o fechamento da instituição se dá em razão pela difícil situação financeira. Desde quinta-feira, 7, o hospital não recebe mais nenhum paciente e se extinguirá após a saída do último internado.