Na última semana, o vice-prefeito de Hulha Negra, Marco Igor Canto, acompanhado da presidente da Câmara de Vereadores e Vereadoras, Tanira Ramos e do chefe de Gabinete Elias Scotto, assinou um convênio com a Secretaria de Turismo do Estado, no valor de R$ 124 mil.
De acordo com Igor, que também é diretor de Turismo no município, esse convênio é ainda da Consulta Popular de 2019 e que agora foi resgatado. “Quero organizar e desenvolver o nosso turismo como montar trilhas, investir em mídias como folders, redes sociais para vender o nosso turismo”, falou.
A ideia é ainda fazer um site específico para o turismo do município, criando um e-commerce para comercialização dos produtos e serviços, além de fazer treinamento de pessoas em 2023 e investimentos em paisagismo, entre outras ações que fomentem o turismo na cidade.
ROTA TURÍSTICA – Por meio da Coordenadoria de Turismo do município, em parceria com a Emater, foi realizado em outubro deste ano um encontro com representantes ligados ao turismo regional, com o objetivo criar a primeira Rota Turística Caminhos do Pampa de Hulha Negra. Na ocasião, foram visitados seis locais que farão parte da Rota em caráter experimental.
A rota turística envolve visita a produtores rurais que possuem agroindústrias, além disso também inclui visita a uma estância, uma cabanha e a uma propriedade onde é produzido artesanato com lã de ovelha. Por fim, o trajeto encerra na Pousada Friedenau, na Trigolândia. A rota alia o turismo rural ao turismo gastronômico.
De acordo com Igor, a rota foi um sucesso e virou referência na Emater. “As pessoas querem usar como modelo, pra começar um projeto nas cidades pequenas que ainda não tem. Já fui convidado pra ir apresentar a idéia em Caçapava e Santa Margarida do Sul”, relatou.
Por fim, Igor disse que o Conselho de Turismo está em movimento para fazer o turismo acontecer em Hulha Negra.