Ainda deve perdurar pelos próximos dias a estadia de um grupo de cerca de 40 pessoas integrantes da Igreja Adventista do 7º Dia no ginásio municipal de Hulha Negra. Eles integram os “Calebes” e permanecem na cidade durante a 8ª Missão Calebe, que tem por finalidade, durante 15 dias, a dedicação a projetos sociais.
O grupo reuniu Calebes de Hulha Negra, Bagé e Pelotas para a realização de atividades diversificadas. De acordo com a coordenadora do projeto Calebe, Denise Soares, que conversou com a reportagem do TP juntamente com o pastor Moises Dornelles, a proposta do projeto é mostrar para a juventude que é possível ser feliz sem precisar de subterfúgios ou malefícios. “Nossos dias são formados por diversas atividades. Desta forma o jovem, além de ter seu momento de fé e ensinamento religioso, ele passa por momentos de aprendizado, lazer e doação ao próximo. A Missão é maravilhosa, todos saem renovados e modificados, unidos”, explica Denise.
Desde a chegada do grupo já ocorreram no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Hulha Negra, cursos de informática, inglês e violão, ministrados de forma gratuita para a comunidade, bem como a doação de vestuários, com o apoio da Secretaria de Assistência Social, Serenatas, momentos de literatura com incentivo a leitura e o projeto de capinagem em cinco residências do município. Outra importante atividade foi a Feira de Saúde, onde foram tratados os oito remédios naturais: ar puro, água, luz solar, confiança em Deus, nutrição, descanso, resistência física e temperança.
Conforme explica o pastor Moises, a Missão é um momento também de doação. “Todos que integram o grupo transmitem seu conhecimento, ajudam a quem precisa, levam um pouco de alegria. Transformamos a Missão em um momento familiar, aconchegante, todos podem participar, independentemente da igreja ou religião”, pondera.
Participante da Missão Calebe há cerca de 4 anos, Alessandra Dewantier, que estava acompanhada do esposo e da filha de 5 anos, se refere a Missão Calebe como ‘tudo na vida’. “Cada um tem uma missão, ofertamos auxilio e recebemos. Todos se sentem importantes”, explanou.
NOVAS ATIVIDADES – Estão previstas ainda, palestras no Cras, a partir das 20h, com assuntos relacionados a questões emocionais. Intitulada “Segredo do bem-estar emocional”, a palestra irá tratar questões relacionadas a estresse, ansiedade e traumas, além de outros temas.