ÁGUA

Hulha Negra vive expectativa pela solução do problema de abastecimento

Rede adutora de água ligará o município à barragem da Usina Pampa Sul garantindo o abastecimento à toda população

Obra da adutora possui 8km de extensão Foto: Simôni Costa/Especial TP

A falta de água é um problema histórico no município de Hulha Negra, distante quase 400 km de Porto Alegre, e que não conta com nenhum tipo de estrutura para armazenamento de água, dependendo de poços artesianos e caminhões pipa para o abastecimento da população. Com a estiagem deste verão, a população já vive há mais de dois meses em racionamento de água, com cinco horas diárias de interrupção de abastecimento.

A expectativa, no entanto, é que ainda no primeiro semestre de 2022 o problema esteja solucionado com a conclusão da obra de uma rede de captação de água (adutora) que ligará a barragem da Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul a uma estação de tratamento de água (ETA) instalada no bairro da Trigolândia. Tanto a obra da ETA como da adutora, foram custeadas pela Usina como contrapartida pela implantação do seu reservatório de água, localizado entre os municípios de Candiota e Hulha Negra.

“A obra da ETA foi entregue ainda em 2020, com estrutura completa para o tratamento de 20 m3 de água por hora. Agora estamos trabalhando na rede adutora de água, que conta com quase 8 km de extensão de tubulações que estão sendo instaladas subterraneamente na estrada Seival-Trigolândia”, destaca o gerente da UTE Pampa Sul, Daniel Mahl.

O novo sistema de abastecimento de água de Hulha Negra (ETA e adutora) deverá capaz de suportar a demanda do município pelas próximas décadas, considerando a expectativa de crescimento populacional. “A obra está em pleno andamento e a equipe de trabalho conseguiu atingir a marca de 35 tubos, de seis metros cada, instalados por dia, somando 210 metros de tubulação nova ao dia e, com isso, já temos mais de três quilômetros de rede finalizados”, conta Mahl.

Atualmente 18 pessoas trabalham na obra da adutora. Quando concluída, a rede adutora será conectada na ETA, permitindo que o município seja abastecido com a água da barragem da Usina, resolvendo um problema histórico de abastecimento de água na cidade.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook