Hulha Negra

Em 16 de fevereiro, escrevi que “o governo liderado por Renato Machado começou este mandato como terminou o mandato que este liderou de 2009 a 2012. Isto é um problema, uma vez que nas eleições de 2012 o governo foi avaliado e não foi reeleito”. Exatamente um mês depois, a primeira página da Tribuna do Pampa anuncia a aquisição do complexo da Cooperativa Tritícola Assis Brasil pelo município de Hulha Negra, com verba própria do município, um milhão e cem mil reais.
Isto muda tudo.
Este é um dos maiores investimentos com verba própria de município na Região da Campanha e no Estado do Rio Grande do Sul. Se analisarmos que Hulha Negra tem pouco mais de seis mil habitantes e receita pouco maior que vinte milhões de reais por ano, proporcionalmente, é um dos maiores investimentos entre os municípios do Estado com verba própria, se não for o maior. Um investimento que eu certamente faria, fosse eu o prefeito.
Lembro de comentar com o Renato, muitas vezes: o que fica é o que transforma, evolui, de forma permanente. Esta aquisição abre muitas oportunidades. Uma grande marca a ser comemorada quando o município vai completar 26 anos de sua criação, pouco mais de 25 anos de sua instalação.
A administração liderada por Renato Machado coloca Hulha Negra, mais uma vez, como um município a ser olhado, observado, analisado por outros municípios. Enquanto governantes depressivos cortam tudo que podem e acenam com futuro incerto e deprimente, vimos que existe luz, aqui e ali.
O que mais me incomoda é a incompetência. Ela é ampla, se manifesta para todo lado e o que mais promove é o desperdício de dinheiro público. Este, se bem controlado, se bem aplicado, pode levar um governo, como o de Hulha Negra, a estar em condições de aproveitar grandes oportunidades, como esta de adquirir ampla área central com diversos prédios, a maioria em boas condições de uso.
x.x.x.x.x
Lula esteve em Bagé e faz caravana pelo estado. Poucos para apoiarem, poucos para vaiarem. Olhando de longe, achei inoportuna, pouco democrática, as manifestações de ruralistas, empresários, vereadores e prefeito de Bagé, contrários à estada do líder do PT na cidade. A repercussão também não me pareceu interessante. É preciso respeitar a oposição e ser melhor do que ela. A direita brasileira não é mais honesta que a esquerda. Lula deveria ser vencido no voto. Ao que tudo indica, não será.

Comentários do Facebook