EDUCAÇÃO

Hulhanegrense conquista nota de destaque na redação do Enem

Ana Paula Mielke Leitzke, 18 anos, sonha em cursar Medicina

Ana Paula sempre estudou em escola pública Foto: Divulgação TP

Neste mês de janeiro, os alunos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023, tiveram suas notas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na região, diversos estudantes tiveram destaque em suas notas, incluindo a jovem hulhanegrense Ana Paula Mielke Leitzke, de 18 anos.

Aluna de escola pública desde sempre, Ana Paula estudou da pré-escola até completar o ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, localizada na zona urbana de Hulha Negra. Quando a etapa do ensino médio finalmente chegou, a jovem optou por estudar na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Kluwe, de Bagé, onde concluiu a etapa escolar no final de 2023.

Ao ser questionada se já havia realizado o Enem alguma vez, Ana que conquistou 940 pontos na redação, lembrando que mil é a nota máxima, disse que também realizou a prova em 2021 e 2022 como treineira. “Fiz para ter ideia de como era, e também para ir me acostumando com a rotina no dias das provas”.

Sobre a preparação para o exame que é realizado por milhares de jovens e adultos no Brasil inteiro, a estudante disse que não fez cursinho preparatório em nenhuma das vezes, e que procurou estar atenta às atualidades, inclusive assistindo filmes e séries que se encaixam em diversas situações dos dias atuais, além de acompanhar notícias e pesquisar ideias de filósofos. “Mas com certeza na escola também tive preparo, minhas professoras de linguagens sempre cobravam redações e nos auxiliavam na estrutura do texto e todas as outras regras que são importantes”, disse ela.

Durante a conversa, Ana Paula disse que a sensação foi única e surpreendente ao ver a nota final, e disse que estava enfrentando certo medo por achar que não tinha se saído muito bem pelo fato do tema que abordou os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, ter fugido um pouco do esperado. “Quando consegui finalmente ver minha nota fiquei muito surpresa e feliz”.

Em relação ao futuro, a jovem disse que desde sempre quis cursar medicina, e que não há dúvidas sobre a escolha da profissão. Quando perguntada se tem preferência por alguma universidade, Ana Paula disse que, pelo curso ser muito concorrido, ser aprovada em alguma já vai ser espetacular. “Mas se for pra escolher, tenho uma leve preferência para alguma de Porto Alegre e também de Santa Maria”, concluiu.

A diretora Glauce Coelho Vargas, que está a frente da Carlos Kluwe desde 2022, disse que a conquista dos alunos é motivo de muito orgulho, pois 2023 foi um ano de muito trabalho e foco na aprendizagem. “As nossas professoras de língua portuguesa não trabalharam apenas com a parte gramatical, mas também focaram na redação com correção e reescrita nos moldes do Enem”, informou Glauce, destacando que também tiveram o componente de iniciação científica, onde os alunos foram inseridos na escrita acadêmica. “Estamos na torcida para que consigam os cursos que desejam! Que tenham muito sucesso na trajetória acadêmica, que sigam sendo exemplo para todos, mostrando que a escola pública tem qualidade e que com esforço e dedicação conseguimos alcançar os nossos objetivos”, concluiu. Assim como Ana Paula, outros alunos da Carlos Kluwe tiveram notas acima de 700 na redação.

A direção da Escola Monteiro Lobato, divulgou uma nota parabenizando a ex-aluna pela nota conquistada no Enem. “Sua trajetória foi marcada por muito esforço e dedicação! No dia de hoje, parabenizamos pela excelente pontuação na redação do Enem e desejamos muito sucesso nas próximas etapas estudantis”, consta na publicação.

 

FAMÍLIA

 

O TP entrou em contato com pai de Ana Paula, o funcionário público e médico veterinário, Marcus Leitzke, que falou sobre a conquista da filha.

“Foi uma alegria, ficamos orgulhosos. Ela é estudiosa e compenetrada nos estudos assim como a irmã dela, sabemos que ela tem o sonho de fazer medicina e temos certeza que ela vai conquistar”, disse o pai, ressaltando que a família dá todo o apoio e que todos estão torcendo para que ela consiga ingressar na faculdade ainda neste ano.Ana quer seguir os passos do pai e da irmã mais velha, Larissa Mielke Leitzke, 26 anos, e estudar em uma universidade federal.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook