TURISMO

Identificação turística na região é debatida em encontro na Cidade do Castelo

Reunião aconteceu no Hotel Fazenda e Estância Tarumã Foto: Maria Leonora Lehr/Especial TP

Na terça-feira (26), Pedras Altas sediou um debate entre integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), do Consócio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa), e Associação Pampa de Turismo (Apatur).

O encontro aconteceu no Hotel Fazenda e Estância Tarumã e debateu as potencialidades da região, principalmente o projeto de implantação de cinco placas de identificação turística em cada um dos cinco municípios do Cideja – Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado e do Codepampa – Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Santana do Livramento, que estão dentro da Instância Governamental Regional (IGR) da Apatur.

O projeto inicial era de O investimento liberado é de R$ 238 mil para os dois consórcios, valor que já está na conta. O restante, de R$ 262 mil, há uma sinalização para liberação em um segundo momento. O recurso é via Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur RS). As placas terão um QR-Cod, que por leitura via celular, será possível conhecer a história do ponto turístico.

Para a vice-presidente da Apatur, Elisabeth Drumm, os projetos de sinalização, aprovados pelos Consórcios Cideja e Codepampa, em benefício de 10 municípios da região turística do Pampa Gaúcho, são um marco na história do turismo da região. “Em primeiro lugar, é mais uma fonte de recursos para ampliar a sinalização. Além disso, representa a integração institucional em prol do desenvolvimento do turismo. Os municípios associados aos consórcios e a IGR Apatur, ao se integrarem, por meio dos consórcios, oportunizam a implementação de projetos futuros”.

A presidente da Apatur, Clori Peruzzo, na ocasião, falou da necessidade de união e fortalecimento para garantir de recursos para a região.

CASTELO DE PEDRAS ALTAS – Após a reunião, os gestores participaram de uma visitação ao Castelo de Pedra Altas, conduzidos pelo proprietário, Luiz Carlos Segat. O anfitrião mostrou a situação da estrutura que pertenceu a Joaquim Francisco Assis Brasil e informou que o projeto para restauração para posterior reabertura a visitações, está em fase final de aprovação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).

Prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira, prefeito de Alegrete, Márcio do Amaral, diretora executiva do Cideja, Débora Cappua, proprietário do Castelo, Luiz Segat e vice-prefeito de Hulha Negra, Marco Igor Canto Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

 

Comentários do Facebook