Em reunião do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Hulha Negra na noite desta segunda-feira (22), o atual vice-prefeito da cidade, Marco Igor Ballejo Canto, anunciou sua desistência da pré-candidatura a prefeito. A decisão abriu caminho para o partido repetir a aliança das eleições de 2020 com o Partido dos Trabalhadores (PT).
Em conversa com o TP, Igor disse que o desgaste que sofreu por ter feito parte do atual administração lhe rendeu uma inviabilidade. Ele assinalou, que mesmo tendo rompido há dois anos, não foi suficiente para tirar a imagem de ter feito parte de um governo, que segundo ele, ficou devendo demais. “Se fosse candidato, tenho certeza que não faria feio, pois entro em qualquer casa de Hulha Negra. Por mais que muita gente queira me ver candidato, entendemos que o melhor é apoiarmos o PT neste momento e não dividirmos a esquerda”, disse.

Socialistas se reuniram na noite desta segunda (22), quando Igor anunciou sua desistência Foto: Divulgação TP
Conforme Igor, o PT já foi comunicado da decisão e ainda esta semana ocorrerá uma reunião entre as duas siglas para acertar detalhes da aliança. Segundo o acordado, o PSB vai indicar o nome para ser vice do ex-prefeito Fernando Campani. Há dois nomes cotados, o do atual presidente da sigla e ex-vereador André Araujo, o Bexiga, e do pequeno agricultor e ex-vereador Celso Girotto. Conforme Igor, a decisão de qual nome irá compor com Campani, deve acontecer na convenção socialista marcada para o dia 4 de agosto próximo.
Igor, que não pode ser candidato a vice, pois foi reeleito para o cargo, só poderia ser candidato a prefeito ou a vereador nestas eleições. Ele disse que não será candidato à vereança porque sua irmã Mônica já colocou o nome como pré-candidata a vereadora e ele deve apoiá-la. Ele deve assumir um papel de coordenação na futura campanha da aliança PT-PSB.
Mais informações sobre a conjuntura política-eleitoral de Hulha Negra pode ser conferida no jornal impresso ou a qualquer momento aqui no site.