INFRAESTRUTURA URBANA

Iluminação pública é mais uma vez tema na Câmara de Pinheiro Machado

O município tem investido em lâmpadas de LED em alguns pontos, além de aguardar a efetivação de uma parceria com a Equatorial Foto: Divulgação TP

A iluminação pública em Pinheiro Machado sempre foi uma dor de cabeça para as administrações municipais. Há alguns anos, pela crise enfrentada pelo município, a precariedade desse serviço aumentou.

Na atual gestão, a colocação de lâmpadas de LED em alguns pontos da cidade e do interior também, como Torrinhas e Vila Umbus, têm trazido alento e esperança às comunidades. Contudo, o tema é sempre motivo de debate, bem como de indicações de falta de lâmpadas por algum vereador ou vereadora.

Não foi diferente na sessão do Legislativo desta semana. Além de referir problemas no sistema, os vereadores também falaram da Taxa de Iluminação Pública (TIP), recentemente reajustada por projeto de lei aprovado pela Câmara.

O vereador Fábio Dias (PSDB) pediu informações ao Executivo de quais são os valores arrecadados pela Prefeitura, mensalmente, desde o início deste ano com a TIP. Ele questionou que houve uma proposição da criação de um Fundo Municipal de Iluminação Pública (FIMP), mas que o Executivo rejeitou, segundo ele, indo os recursos para o caixa único do município. Fábio cobrou que é preciso prioridade nesta questão.

Em aparte a Fábio, o vereador Éliton Rodrigues (MDB) o rebateu dizendo que a arrecadação neste ano com a TIP está em R$ 150 mil e que somente em lâmpadas LED, a Prefeitura já investiu R$ 300 mil. Éliton assinala que o que se arrecada com a taxa não é suficiente para manter o sistema.
Dizendo que é pago para cobrar, o vereador Renato Rodrigues (PSDB), lembrou que ele foi o único a votar contra o aumento na TIP. O parlamentar disse que a zona norte da cidade está às escuras, sendo que ele contou que há falta de 44 lâmpadas naquela região, citando as ruas e quantas lâmpadas estão apagadas em cada uma delas.

A vereadora Magda Afonso (PDT) afirmou que a frente do Hospital também está às escuras.

A Equatorial Energia, em parceria com a Prefeitura, tem um projeto para implantar ainda este ano, mais de 800 pontos de lâmpadas LED na cidade.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook