ATRAÇÃO TURÍSTICA

Inauguração do Mirante do Básico marca abertura da Semana do Meio Ambiente em Candiota

Rua Damásio Oliveira também foi destaque no evento

Inauguração do Mirante aconteceu com a presença de autoridades municipais Foto: Silvana Antunes TP

Já considerado um ponto turístico em Candiota, o Mirante do Básico, com o balanço do infinito, foi inaugurado de forma oficial na segunda-feira (5), dia nacional do Meio Ambiente. Uma solenidade informal aconteceu no local com a presença de autoridades locais, alunos da escola Jerônimo Mércio da Silveira e familiares de Damásio Oliveira, morador da Vila Residencial e que deu nome à rua arborizada que dá acesso ao Mirante.
Na abertura, a secretária de Meio Ambiente, Josuelem Duarte falou sobre o sentimento com relação a inauguração do espaço. “O local por si só mostra a beleza natural que tens. Hoje inauguramos esse espaço belíssimo que já é pronto, só exploramos ele. Gostaria de agradecer ao prefeito Folador e ao Paulinho que me deixam trabalhar com liberdade. Amo o que eu faço, sou apaixonada pelo meio ambiente. Pedi que todos estivessem aqui porque ninguém faz nada sozinho. Hoje é só emoção, faz uma semana que começamos esse trabalho e chegamos onde estamos agora nesse resultado”, expôs a secretária, acrescentando que a ideia é mostrar que o Mirante não é só para contemplar a natureza, mas sim também para a prática esportiva, aliando meio ambiente, saúde e esporte.
Jô ainda frisou: “Quando percebemos que estávamos mexendo em ruínas de histórias, emoções, famílias e memórias, começou a despertar um sentimento diferente. Nos deparamos com uma rua fechada, com caçambas de lixo e com um mapa que mostrava ser uma rua, percebemos sua intensidade, a memória de uma vida, onde tudo começou, pois a Vila Residencial começou com a Canastra”.
Na sequência, o vice-prefeito e secretário de Turismo de Candiota, Paulinho Brum falou sobre a iniciativa da secretária Josuelem e agradeceu o prefeito por permitir a realização destas obras. Paulinho agradeceu a presença da família do seu Damásio Oliveira e firmou que o espaço já poderia ter se tornado um ponto turístico. “Pode ser para outras atividades, incluindo fonte de renda por meio do turismo.
Também foi convidado a fazer o uso da palavra o gerente de controle da Seival Sul Mineração (SSM), empresa do grupo Copelmi, Nelson Kadel, que parabenizou pela ação e desejou a continuidade das parcerias. Ele também fez referência aquele ambiente como sustentabilidade. “É isso aqui, integração do socia, com o meio ambiente e ao lado a economia. Ela nos mostra que somos reféns do passado. Hoje mais uma vez ouvimos uma parte da nossa história sedo contada. Quanta coisa temos importante que aconteceu em Candiota e como é protagonista do seu futuro devido ao seu passado. Que isto que construímos seja motivo de orgulho dos nossos filhos”, desejou.
A vereadora e aniversariante do dia, Hulda Alves, falou em nome do Legislativo dizendo estar muito feliz por comemorar a vida no dia mundial do Meio Ambiente. “Por anos as atividades da data fazem parte da minha vida. Os olhos da região estão voltados para Candiota. Parabéns a todos nós candiotenses pela valorização desse espaço tão lindo. Desejo que muitos venham até aqui, precisamos tirar o chapéu para esse teu olhar Jo e por ter feito este espaço para todos nós”.
Em continuidade, o prefeito Luiz Carlos Folador falou sobre a visão das pessoas que ali estavam, agradecendo a todos pelo trabalho e parceria. Ele fez um pronunciamento com referência a secretária Josuelem pelo protagonismo com relação ao Básico. Agradeceu também ao Taylor Lima pela emancipação do município que possibilitou a todos estarem naquele momento. Ainda recordou algumas pessoas importantes para a história do município, com cada um dando sua contribuição para o crescimento da cidade.

Bira, filho de Damásio Oliveira, contou um pouco da história do pai Foto: Silvana Antunes TP

Por fim, o filho de Damásio Oliveira, Manuel Ubiratan de Oliveira, conhecido como Bira, destacou o momento vivido e recordou ações do pai. “Fico emocionado e agradecido por esta homenagem ao pai, que era uma pessoa muito humilde, mas que prestava um serviço a comunidade no anonimato. Me orgulho de Candiota, cheguei aos 3 anos, era muito mato e sem locomoção. Tinha que ir até a sede a pé e pegar um trem. Depois chegou a colocação da primeira linha de ônibus, o nascimento do CTG Candeeiro do Pago na casa de meu pai Damásio e com abertura de portas para pessoas negras, ultrapassando as barreiras do racismo dentro do tradicionalismo. Agradeço muito a meu pai que era uma pessoa serena, tranquila”.
A Semana do Meio Ambiente conta ainda com uma parceria entre as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Juventude e também a pasta do Turismo.
SOBRE O MIRANTE – Ele foi construído nos fundos das ruínas do antigo Básico, um almoxarifado da antiga Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que fornecia suporte e abastecimento de combustível à Usina Candiota 1 (já desativada). Após o desligamento e passar dos anos, o prédio se transformou em ruínas e foi tomado pela sujeira de mato e lixo acumulado pela população.

Espaço já foi visitado por alunos, que fizeram plantio de mudas de árvores nativas e trabalhos escolares Foto: Divulgação TP

O local do antigo básico recebeu limpeza, pintura decorativa, banheiros, bancos em madeira feita com eucalipto, guarda-corpo e o balanço do infinito. Está ainda, em fase de construção, um deque que permitirá uma visão mais ampla e próxima do antigo reservatório de água da Usina Candiota 1 e um acesso a uma plataforma abaixo do balanço.
ATIVIDADES – Durante a Semana do Meio Ambiente, o espaço ficou aberto para visitação das escolas. Na ocasião, segundo a secretária Josuelem, as crianças fizeram plantio de mudas nativas, atividades de educação ambiental dirigidos pelas professoras, lanche e a reprodução da imagem do gato do mato pintado na parede pelo artista Guilherme Ges. Com o tempo firme também ficou disponível a realização de trilha para as crianças.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook