REPRESENTATIVIDADE

Inaugurada a Secretaria da Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial em Candiota

Mesa oficial foi composta por autoridades municipais, regional e estadual Foto: Silvana Antunes TP

Na sexta-feira (20), ocorreu no prédio do Centro Cultural, localizado na Vila Residencial, em Candiota, a inauguração de uma nova Secretaria Municipal, a da Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial, que tem a frente a secretária Hulda Alves.

Com a presença de públicos de diversos segmentos, foi composta a mesa de autoridades pela secretária Hulda, pelo prefeito Luiz Carlos Folador, vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Brum, presidente da Câmara de Candiota, Marcelo Gregório, pelo sargento Darlam representando a Brigada Militar, pela secretária da Mulher de Bagé, Cândida Navarro e pela diretora estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Tábata Bier.

Em sua fala, a secretária Hulda Alves disse estar feliz por vivenciar aquele momento, realização de um sonho de muitas mulheres, meninas e pessoas em vulnerabilidade e que muito precisam de apoio e espaço de acolhimento. “Entre as bandeiras que sempre defendi está a produção primária, extensão rural e as mulheres. Estamos com um planejamento que pretendemos executar, com principal foco no empreendedorismo, geração de emprego e renda e acolhimento das mulheres. Estamos com 70 dias de posse e 40 dias de instalação, onde choveu por três semanas e ficamos até sem internet, mas durante esse período, fizemos muitas reuniões para construir a rede de atendimento. Já são 26 atendimentos individuais, sendo seis de mulheres vítimas de violência”.

Marcelo Gregório ressaltou que a secretária Hulda se dedica as causas pelas quais ela acredita. Ele frisou que todas as vezes que se cria uma secretaria para defender uma causa acredita ainda estar falhando como sociedade.                “São direitos importantes, intransferíveis a cada ser humano, mas acho que estamos em processo evolutivo, apesar de precisarmos refletir se estamos cada um fazendo sua parte”

Cândida Navarro relembrou o sentimento de instalação da Secretaria da Mulher de Bagé há 14 meses e parabenizou o governo candiotense pela iniciativa. “Foi muito trabalho convencer o poder público da importância desse trabalho, que é tratar da saúde mental de uma sociedade. Precisamos sim meter a colher em briga de marido e mulher, pois se não fizermos isso, ele mete a faca, um tiro, difamação, calúnia, acaba com a mulher. Queremos famílias que saibam cuidar das pessoas”.

A diretora estadual Tabata Bier relembrou sua chegada ao governo estadual, destacando apoio de Hulda, parabenizando pela Secretaria e enfatizando ações realizadas no Estado. “Tenho prazer em estar inaugurando a 5ª Secretaria da Mulher no Estado, ao lado de mulheres gigantes por defenderem não só políticas públicas, mas a união entre as mulheres. Estamos lançando editais, auxílios aos municípios e criando a Casa da Mulher Gaúcha, pois temos um dia cheio de tragédias, ou seja, uma política que não foi executada. Política pública para mulher é dar dignidade, é entender porque ela não sai de casa, se não tem dinheiro ou emprego, se precisa de psicóloga”.

Paulinho Brum parabenizou Hulda pelo trabalho que já está sendo realizado. “Já tens nossa admiração e respeito. Lembrei da minha vó, me emocionei, não tenho dúvida que será um baita trabalho”.

Por fim, o prefeito Folador destacou que todos são responsáveis por dizimar, denunciar e punir se necessário for. “Me sinto honrado por este momento, neste lugar onde foi gerada energia, hoje temos essa energia das pessoas que lutam por uma causa. Agradeço a todos que estão participando deste ato, pois não queremos mais violência e para isso precisamos acolher, cuidar, orientar as meninas e meninos”.

Prefeito Folador (E) e vice Paulinho (D) junto a diretora estadual Tábata Bier e a secretária Hulda Alves Foto: Silvana Antunes TP

SOBRE A SECRETARIA

 

A equipe é composta pela secretária Hulda Alves, pela assessora administrativa Vanessa brito, assessora jurídica Juliana Baumhardt e recepcionista Carmem Rosane.

Entre os objetivos está promover a dignidade de todas as mulheres, independente de sua faixa etária, capacitar as mulheres e a comunidade LGBTQIAPN+ para o mercado de trabalho e contribuir para a sua inclusão nesse mercado, prevenir e combater a violência contra a mulher e comunidade LGBTQIAPN+, criação de uma vasta rede de apoio com instituições de nossa região, Polícia Civil, Brigada Militar, Secretarias Municipais e Sociedade Civil Organizada.

Entre os projetos da SSMu, está o fornecimento de cursos de capacitação, captação de vagas de trabalho, parceria com grupos de mulheres empreendedoras, incentivar a criação do Conselho da Mulher Empresária, reativação do Conselho da Mulher, incentivo às agroindústrias com protagonismo feminino, resgate de grupos de artesanato, rodas de conversa, apoio á cooperativa União faz a força de Seival.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook