SEMANA DA PÁTRIA

Independência do Brasil terá comemoração atípica pelo segundo ano consecutivo na região

Comemorações foram adaptadas ou até mesmo canceladas em razão da pandemia da Covid-19

Em Pinheiro Machado, hasteamento das bandeiras marcou início da Semana da Pátria Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Em sete de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, a Independência do Brasil foi declarada por Dom Pedro I. A data é uma celebração anual comemorada em todo o país por meio de solenidades e atos cívicos, que homenageiam o dia da Independência do Brasil que neste ano completa 199 anos.

Em 2020, o tradicional sete de setembro foi diferente no país inteiro com a chegada da pandemia da Covid-19. A conhecida e esperada caminhada cívica não aconteceu, e neste ano, não será diferente. Mesmo com o avanço da vacinação e com alguns municípios da região zerarem os casos da doença, a pandemia ainda não passou e os cuidados ainda precisam ser a prioridade da população.

MUNICÍPIOS – Nesta semana, a equipe do Tribuna do Pampa entrou em contato com as Secretarias de Educação dos municípios de Candiota, Bagé, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Pedras Altas para saber sobre a programação de cada cidade referente a data.

BAGÉ – Na noite da última terça-feira (31), aconteceu a tradicional Corrida dos Archotes que marcou a abertura da Semana da Pátria.

O evento foi organizado pela Secretaria de Educação e contou com a participação de 22 alunos da rede municipal de ensino e representantes da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, que levou sua fanfarra para a apresentação. Os participantes realizaram a condução do fogo simbólico da Pátria até a praça Silveira Martins.

O vice-prefeito Mário Mena Kalil acompanhou o evento e falou sobre a mudança que aconteceu por conta da pandemia. “Passamos por um período que nos furtou de momentos, mas nos fez refletir naquilo que era importante. Um gesto tão simples, um momento tão peculiar que é a Corrida dos Archotes, nos foi retirado. E hoje, podemos estar aqui celebrando graças ao esforço que todos fizeram”, disse Kalil.

CANDIOTA – No município, haverá um ato em virtude a data na Câmara Municipal a partir das 9h da próxima terça-feira (7). A atividade também servirá para receber todos os professores da rede municipal para uma palestra motivacional. Segundo a coordenadora de Educação de Candiota Cristiane Fernandes, o intuito é acolher e estimular a todos para o retorno às atividades presenciais.

Em Candiota, momento cívico também foi registrado Foto: Divulgação TP

PINHEIRO MACHADO – Na última quarta-feira (1º), o Poder Executivo realizou a cerimônia de hasteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, abrindo oficialmente a Semana da Pátria no município.

Além do prefeito Ronaldo Madruga e o vice-prefeito Rogério Moura, participaram da solenidade o secretário de Administração Alex Camacho, a chefe de gabinete Lóren Ferreira e a secretária de Educação Jaqueline Castro, juntamente com a supervisora pedagógica dos anos iniciais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Gabriela Campos Araújo Barcellos.

HULHA NEGRA – Assim como nos demais municípios, em Hulha Negra também não haverá a tradicional caminhada cívica. De acordo com a secretária de Educação Adriana Delabary, no município haverá uma atividade pedagógica que será realizada em sala de aula, de forma independe por cada professor.

PEDRAS ALTAS – Na Cidade do Castelo, segundo a secretária de Educação do município, Cilene Tardiz, não há programação neste ano alusiva à Pátria.

Comentários do Facebook