ENTIDADE REGIONAL

Indicado pelo PP, prefeito de Pinheiro Machado assume Azonasul prometendo defesa do municipalismo

Ex-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, passou o cargo a Ronaldo Foto: Divulgação

O prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (PP), assumiu nesta quinta-feira (27) a presidência da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para a gestão de 2025/2026. A eleição ocorreu sem disputas, através da aclamação da chapa de consenso apresentada pelos prefeitos com a participação de diversos partidos políticos.

Para a vice-presidência da entidade foram eleitos os prefeitos de Canguçu, Arion Braga (PP) e o prefeito de Santana da Boa Vista, Garleno Alves (MDB). A assembeia, realizada na sede da Azonasul, em Pelotas, também marcou o encerramento da gestão ex-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), que permaneceu na presidência mesmo estando sem o cargo de prefeita obedecendo o estatuto da entidade, que prevê essa particularidade nos primeiros dois meses do ano posterior à troca de gestões municipais.

Ronado foi indicado pelos nove outros prefeitos progressistas: Viviane Albuquerque, de Pedras Altas; Flavio Vieira, de Cerrito; Juliano Buchweitz, de Arroio do Padre; Vilmar Schimidt, de Capão do leão; Ivan Scherdien, de Turuçu; Celso Vieira, de Herval; Ronivan Braga, de Amaral Ferrador; Arion Braga, de Canguçu e Carlos Segovia, de Chui, os quais, conforme o acordo de rodízio partidário, estariam aptos a assumir o comando da entidade.

TRAJETÓRIA

Ronaldo foi conselheiro tutelar por sete anos, vereador por três mandatos, gestor hospitalar por oito anos e vice-prefeito por um mandato. Elegeu-se prefeito em 2020 tendo conquistado a reeleição em 2024. É formado em Direito e tem especialização em Enfermagem do Trabalho. “É motivo de orgulho ter assumir a liderança desta associação que tem história e muitas realizações em sua trajetória de 60 anos. Aqui terei a oportunidade de mostrar o meu trabalho para alcançar novas melhorias e o bem estar das pessoas”, declarou em seu discurso de apresentação.

Membros do governo pinheirense prestigiaram a posse Foto: Divulgação

METAS DA GESTÃO

O novo presidente ainda elencou como metas de sua gestão o trabalho de estudo técnico das exigências das Promotorias Públicas, no que diz respeito ao atendimento às pessoas especiais; articulações com governo estadual buscando a prorrogação de prazo para adesão ao Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate/RS), bem como, o estabelecimento de pauta regional permanente para ser encaminhada junto aos governos estadual e federal, assegurando, assim, ações voltadas à Zona Sul gaúcha nos novos mandatos governamentais.

Ainda, conforme ele, a intensão é pautar ações de continuidade à atual gestão, mas desempenhando ações de interesse dos municípios com resiliência, resistência e combate, através da abertura de diálogos, porém, nunca abdicando do direito dos municípios. Ele disse que as pautas a serem trabalhadas terão o interesse da região, como os problemas da saúde; acessos asfálticos e infraestrutura.

CHAPA ELEITA

Presidente – Ronaldo Costa Madruga (PP), Pinheiro Machado
1º vice-presidente – Arion Luiz Borges Braga (PP), Canguçu
2º vice-presidente – Garleno Alves da Silva (MDB), Santana da Boa Vista
1º secretária – Darlene Torrada Pereira (PT), Rio Grande
2º secretário – Marcos Vinicius Godoy de Aguiar (PSDB), Aceguá
1ª tesoureiro – Celso Vieira Silveira (PP), Herval
2ª tesoureiro – Plinio Vizeu Pereira Neto (PDT), Arroio Grande

Conselho Fiscal
Titulares
1 – Viviane Maria Avila de Albuquerque (PP), Pedras Altas
2 – Jose Flávio Vieira de Vieira (PP), Cerrito
3 – Neromar de Araújo Guimarães (União Brasil), São José do Norte
Suplentes
1 – Rogério Lemos Cruz (MDB),Jaguarão
2 – Ricardo Duarte Alves (MDB), Pedro Osório
3 – Luiz Carlos Folador (MDB), Candiota

Comentários do Facebook