Há 27 anos instalada no assentamento Roça Nova, em Candiota, a rede de sementes Bionatur, da Cooperativa Coonaterra, é conhecida pelo beneficiamento e comercialização de sementes de hortaliças, grãos, forrageiras e flores certificadas orgânicas.
Integrante do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – ação do Governo Federal através do Ministério de Desenvolvimento Social (MSD), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estados e municípios, que possibilita a compra de alimentos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas, com seus próprios recursos financeiros e dispensa de procedimento licitatório – a Bionatur formou parcerias de forma a contribuir com o desenvolvimento regional da Campanha também por meio do fortalecimento da pequena agricultura.
Assim, a rede atua com apoio técnico as famílias assentadas da reforma agrária nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo com a produção de soja, sendo todas as sementes beneficiadas na unidade de Candiota. Está no plano estratégico da Cooperativa a ampliação e fortalecimento da produção de sementes em outros estados como Paraná, Ceará e Bahia.
Para o RS, além da produção de sementes está no plano fortalecer a produção de alimentos saudáveis e a criação de agroindústrias. Esse fortalecimento também promove a inserção de alimentos de qualidade no mercado regional solidificando as estratégias de segurança alimentar do país. Através da Conab, ainda contribui para a redução do êxodo rural e para a geração de capital no setor agropecuário ao promover o desenvolvimento rural com a geração de renda e emprego.
“A Bionatur comercializa para a Conab desde 2006 com vendas de sementes para a produção de hortaliças, e neste ano a Bionatur se desafiou a organizar nos municípios de Hulha Negra, Candiota e Aceguá, a produção de alimentos, como mais uma alternativa de rendas para as famílias”, relatou Alcemar Adilio Inhaia, coordenador da Bionatur/Coonaterra.
PROJETOS
Segundo Alcemar, a Coonaterra apresentou dois projetos e está executando o Doação Simultânea 66 famílias produtoras, em parceria com três entidades recebedoras, sendo duas em Candiota e uma em Pelotas, onde já foram entregues seis toneladas de comidas entre tubérculos e hortaliças para 400 famílias beneficiárias.
O segundo, na modalidade Cozinha Solidária, vai contar com mais 25 agricultores, além dos que já estão produzindo no Doação Simultânea, e está prevista entrega para os próximos 30 dias.
AUXÍLIO
Alcemar citou também uma proposta emergencial surgida há cerca de 10 dias em função das enchentes que atingiram o Estado. Duzentas famílias de agricultores dos municípios de São José do Norte e Rio Grande, afetadas pela cheia da Laguna dos Patos, que perderam suas lavouras de cebola, receberam da Bionatur/Coonaterra, 2 mil latas de sementes de cebola, para assim garantir uma parte da produção para o sul do Brasil. A entrega ocorreu com a presença de deputados, agricultores e do presidente da Conab, Edegar Pretto.
Conforme o coordenador da Bionatur, a maior dificuldade está na estrutura de recolhimento dos produtos e nas legalizações municipais para agroindústrias, porque limitam a produção de mel, carnes, queijos e farináceos para os agricultores, ou seja, eles têm os produtos, mas não podem comercializar no PAA.
PRODUTORES
A produção de sementes e entrega para a Bionatur/Coonaterra, por meio do PAA traz também garantias para quem produz. A agricultora, produtora do PAA e integrante da Cooperativa, Quelem Vanoli, diz que “está sendo desafiador mais muito gratificante, ver os agricultores vencendo os limites de suas DAP em tão poucas entregas.”
O produtor de Hulha Negra, Claudinei Anschau deseja vida longa ao PAA e a produção de comida. “É muito gratificante plantar, produzir e mesmo com as dificuldades da natureza, conseguir colher e receber pelo nosso trabalho”.