EXAME NACIONAL

Jovens candiotenses falam sobre preparo e expectativas para a realização da prova do Enem 2024 que começa neste domingo (3)

Neste ano, exame recebeu mais de 4 milhões de inscritos confirmados em todo o Brasil

Nos próximos dias 3 e 10 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para mais de 4 milhões de inscritos confirmados em todo o Brasil. O primeiro dia será voltado para questões voltadas as matérias de ciências humanas, linguagens e redação. Já no segundo dia, os participantes terão conteúdos sobre matemática e ciências da natureza.
Para o Enem, principalmente estudantes que estão no 2º ano do ensino médio, procuram realizar a prova como forma de treinamento, para saber como funciona a realização das provas, distribuição das questões, conteúdos e também para não ir despreparado no ano seguinte. Esse é o caso da jovem Marielle Bones Peña, 18 anos, que estuda na Escola Estadual Jerônimo Mércio da Silveira, em Candiota.

Marielle vai fazer o exame pela primeira vez Foto: Divulgação TP

Sobre a primeira vez no exame, Marielle disse que optou por não focar tanto nas matérias, mas que já deu uma boa revisada sobre as dicas para a redação, que sempre é bastante temida. “Ano que vem vou me preparar bem no início do ano. Minha expectativa pra esse Enem é que eu tenha uma experiência boa, mas sem me preocupar com o resultado”, comentou ela, dizendo que deseja trabalhar na área de designer gráfico.

ENEM PELA SEGUNDA VEZ

O estudante Carlos Henrique disse ter se preparado mais para a redação Foto: Elqui Cappua/Especial TP

O estudante da escola Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé e que reside em Candiota, Carlos Henrique Vivian Lima, 17 anos, irá fazer a prova do Enem pela segunda vez neste ano. Ele explicou que no ano passado realizou a prova sem nenhum preparo, pois foi apenas como treineiro. “Apesar disto, fazer a prova, mesmo que sem quaisquer valor, me auxiliou muito a entender o funcionamento da aplicação do teste, gerando um maior preparo para esta próxima edição, na qual estarei fazendo valendo”, explicou ele.
Ao ser questionado sobre o maior desafio do exame, Carlos Henrique disse que, além da pressão psicológica, é o alto número de questões. No Enem de 2023, ele disse que sentiu dificuldade na realização das 90 questões de humanas juntamente com a redação. “A conclusão do exame é uma verdadeira prova de resistência. Conseguir manter-se concentrado e focado em todas as 180 questões, ainda mais com tamanha relevância da nota do Enem para nossa vida profissional é algo desafiador que exige preparo psicológico”, destacou o jovem, que almeja cursar engenharia mecânica ou civil e mudar de cidade, para ter mais independência. Ao concluir, ele contou que desta vez deu mais atenção na redação e suas regras.

TRANSPORTE GRATUITO

Para quem reside em Candiota e for realizar a prova do Enem, a Prefeitura disponibilizará transporte gratuito até Bagé. O serviço é garantido por uma lei municipal de autoria do vereador Léo Lopes (PSDB). Os interessados deveriam se inscrever na Secretaria de Assistência e Inclusão Social até às 14h36 desta sexta-feira (1º).
O transporte sairá da praça central, passando pelas demais localidades, sendo que os estudantes da zona rural precisam se deslocar até a sede do município. O retorno para Candiota é ao final das provas.
De acordo com o site Descomplica, é preciso levar documento de identificação original e com foto. Caso o seu RG tenha sido roubado, é importante levar o Boletim de Ocorrência no dia da prova. A caneta precisa ser preta, essa é a única cor aceita, além de ser fabricada em material transparente. Os participantes terão 5 horas e meia para realizar a prova no primeiro dia, e 5 horas no segundo.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook