
Os nove vereadores compareceram na reunião Foto: Alline Martins/Especial TP
Seguindo o cronograma do projeto de interiorização, a Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado realizou, na última quinta-feira (11), mais uma reunião longe do Plenário Walter Azambuja. Desta vez, os nove parlamentares foram até a Comunidade Católica da Aberta do Cerro, localizada a 146km da sede do município, no interior de Torrinhas, para ouvir as demandas da população. Além dessa, a comunidade do Carro Quebrado, que fica próxima dali, também foi contemplada com o encontro.
Na oportunidade, conforme relatado pela assessora de comunicação do Legislativo, em parceria com o TP, a sessão contou com um bom público e os vereadores tiveram a oportunidade de divulgar o trabalho que vem sendo realizado, suas proposições, andamento das comissões e avaliações dos Projetos de Leis (PL).
Ainda segundo repassado, alguns membros da comunidade serviram de porta-voz para estabelecer o diálogo e levar as principais demandas. Entre elas, foi citada a continuação da manutenção das estradas, que recebeu melhorias, mas o acesso para algumas propriedades específicas ainda requer manutenção; a falta de equipamentos na área da Saúde, como o verificador de pressão arterial, e ausência de medicamentos; e o destaque principal foi a precariedade no sentido de comunicação que, segundo contaram os moradores, não há sinal de nenhuma operadora de telefonia naquela localidade.

Na foto, a presidente da associação de moradores como porta-voz da comunidade Foto: Alline Martins/Especial TP
Conforme declarou um dos moradores, “é inadmissível que a localidade não possua sinal de voz, pois em um caso de urgência é impossível chamar por atendimento”. Sobre o assunto, ainda em março, os vereadores Ronaldo Madruga (Progressistas), Gilson Rodrigues (PT), Renato Rodrigues (PSDB) e Mateus Garcia (PDT) levaram a reivindicação até Brasília/DF, na própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que justificou o avanço das tecnologias que está chegando ao sinal 5G e quanto maior a velocidade, menor o seu alcance – necessitando realmente do aumento do número de antenas para atingir determinadas localidades.
Além da falta de comunicação, os parlamentares ainda falaram sobre a agricultura e os pedidos ao Poder Executivo para a manutenção das estradas e melhorias dos serviços básicos como Saúde e Educação. Ainda durante a reunião, de acordo com a assessoria, foi abordada a dificuldade da vida no campo, a falta de oportunidade e valorização do produtor rural e os impactos da reforma da Previdência.
Solicitado a fazer uma avaliação sobre a quinta sessão do cronograma de interiorização, o presidente da Câmara de Vereadores, Mateus Garcia (PDT), lamentou a ausência de representantes do Poder Executivo e pontuou que as demandas levantadas por aquela comunidade foram bem específicas. “A sessão na Aberta do Cerro foi tranquila, estou cada vez mais convencido que esta iniciativa aproxima as pessoas e possibilita o surgimento das demandas para que sejam resolvidas. Ao final de cada encontro se reforça a importância e o entendimento da necessidade de ouvir as comunidades do interior e dar voz aos seus anseios”, disse.

Um bom público se fez presente para dialogar com o Legislativo Foto: Alline Martins/Especial TP
Entre os destaques, o parlamentar levantou a questão das estradas – que em outras localidades tem sido a principal reivindicação. “Com relação às estradas, que em outros locais tem sido a maior reclamação, eles estão satisfeitos, com exceção do Carro Quebrado e alguns acessos fora da estrada principal que foram comentados. Destaco que o cronograma elaborado pelo prefeito Zé Antônio e o secretário de Obras, Rui Sérgio Duarte, que também colaborei, para aquela região já deve ter sido 95% executado, chegando a atender localidades que estavam há mais de dez anos sem manutenção e isso é um motivo para comemorarmos”, finalizou.
A próxima reunião no interior está marcada para o dia 8 de agosto, a partir das 14h, na localidade do Chapeado.