FUTURO DO CARVÃO

Lideranças do PT de Candiota entregam minuta da lei de transição energética ao senador Paim

Senador deverá ser o autor da lei que vai garantir espaço de tempo para transformação da indústria do carvão no RS, especialmente em Candiota

Senador Paim recebeu a comitiva candiotense, numa agenda articulada pelo deputado estadual Adão Pretto Filho Foto: Divulgação TP

Numa agenda construída pelo deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), que também já aderiu à luta por uma transição energética justa para o carvão mineral do RS, foi realizado um encontro na última terça-feira (25), com o senador da República gaúcha, Paulo Paim (PT). No encontro participaram três lideranças do PT candiotense: a vereadora Luana Vais, o ex-prefeito Adriano dos Santos e o sindicalista Marcelo Belmudes.

Segundo relato da vereadora Luana, que agradeceu ao deputado Adãozinho pela agenda, o encontro foi muito importante, quando eles entregaram ao senador a minuta da lei de transição energética para o Rio Grande do Sul. A minuta foi confeccionada pela Comissão Regional do Carvão, depois de uma reunião realizada no Ministério de Minas e Energia (MME) recentemente, quando o encaminhamento dado foi que o melhor caminho para a manutenção, especialmente da Usina de Candiota (Fase C), seria aprovar no Congresso Nacional, uma lei semelhante a aprovada em Santa Catarina em 2021, que garantiu o funcionamento do complexo termelétrico de Jorge Lacerda até 2040. “Amarramos com o senador Paim, que ele é quem irá apresentar a lei e é um orgulho para nós do PT, saber que o nosso senador irá fazer isso, sendo que ele tem um histórico de defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. A lei nos dá a garantia dos empregos e de uma Candiota melhor”, afirmou Luana.

O ex-prefeito Adriano do Santos também avaliou como muito positivo e promissor o encontro. “Para mim, depois dessa reunião com o Paim, acredito que conseguimos chegar naquilo que nós precisávamos, que era ter alguém de peso político, que abraçasse a ideia e nossa luta. E mais, que levasse isso adiante com o apoio do governo Lula para ser aprovado pelo Congresso Nacional, dando a solução energética que precisamos para Candiota e região”, avalia.

Ainda, segundo informado ao jornal pelo grupo, o senador volta do recesso na próxima semana, sendo que sua equipe já trabalha no texto da lei. Paim, conforme Luana, já se reuniu com o senador catarinense Esperidião Amim (Progressistas), que foi um dos articuladores da lei para Santa Catarina, se apropriando mais do assunto.

A vereadora acredita que quando a Comissão Regional do Carvão se reunir com a bancada gaúcha em Brasília no próximo dia 15 de agosto para tratar desta questão, muito provavelmente a lei esteja até em vias de ser protocolada por Paim. “É preciso pontuar que isso é um trabalho e luta coletiva da nossa região, da Comissão do Carvão, enfim, de todos e todas, que agora tem um ótimo encaminhamento”, comemorou Luana.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook