EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO

Livro Pampinha, o poder da invisibilidade é lançado durante festa das crianças em Seival

Crianças da comunidade receberam exemplares do livro Foto: Divulgação TP

Diversão, presentes e aprendizado marcaram a festa das crianças realizado pela Associação de Moradores de Seival (Amors), em parceria, pelo terceiro ano consecutivo, com o projeto Felinos do Pampa.

Um dos destaques da festividade, já consolidada na localidade, foi o lançamento do livro infantil Pampinha, o poder da invisibilidade, que tem como autora Flávia Tirelli, integrante do projeto Felinos do Pampa. O livro foi distribuído de forma gratuita nesta etapa, tendo em vista ter sido impresso com o apoio do Projeto Pró espécies – Estratégia nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção, como parte de implementação do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção da Campanha Sul e Serra do Sudeste.

Projeto Felinos do Pampa costuma buscar a conscientização das crianças de forma lúdica Foto: Divulgação TP

Ao Tribuna do Pampa, a integrante do projeto, Marina Favarini lembra que há algum tempo o grupo  busca levar o material de educação ambiental à comunidade em busca da conscientização da preservação das espécies. “A gente só preserva aquilo que a gente conhece. Então através da educação ambiental a gente tenta engajar a comunidade com as ações para que elas conheçam nossas atividades na região e os felinos, que saibam que ao redor da casa deles existem várias espécies de felinos”, explicou.

Especificamente quanto ao livro, Marina destacou que ele surgiu com esse propósito de ser uma forma lúdica de levar conhecimento para as crianças. “Não é algo técnico, mas sim uma história que fala sobre gato palheiro. Desta forma as crianças vão conhecendo outros gatos do mato que existem na região de forma leve. Então é mais um recurso, na verdade, que a gente está propondo para divulgar a importância dessas espécies, as ameaças, para as crianças terem conhecimento”, finalizou Marina.

O presidente da Amors, Moises Rodrigues, falou sobre a festividade e o livro. “A festa estava ótima, com grande participação das crianças e apoio da nossa comunidade. Tivemos corte de cabelo gratuito pelo Diogo cortes, que fez mais de 50 atendimentos, o lançamento do livro Pampinha e empresa Emgebio com o projeto de doações de cães. Atingimos nosso objetivo, foram cerca de 170 brinquedos novos entregues, graças a Pampa Sul e Seival Sul Mineração, nossos patrocinadores, assim como toda diretoria da Associação que trabalha junto em cada evento que realizamos”.

 

SOBRE A HISTÓRIA

Pampinha e amigos em um uma das ilustrações Foto: Divulgação TP

Ao TP, a autora Flávia comentou sobre a ideia da história contada no livro Pampinha: o poder da invisibilidade. “Já viemos fazendo um material de educação ambiental em relação aos felinos do Brasil como um todo para que as pessoas comecem a conhecer para poder preservar. Tive como inspiração a história do Rei leão, um desenho da Disney que afetou a vida de muitas pessoas que se empolgaram e começaram a gostar de leões. Pensei que poderíamos fazer algo na mesma temática, claro que mostrando as espécies daqui, os felinos do Pampa. Pensei que para as crianças se identificarem teria que ser um gatinho filhote”, explicou Flávia.

Flávia Tirelli se inspirou na história do clássico Rei Leão para criar Pampinha Foto: Divulgação TP

Segundo a autora, o livro “traz as questões de uma gatinha que não consegue parar quieta, não consegue fazer o que a espécie é mais habilidosa, que é ficar imóvel no meio do pasto para não aparecer, para se proteger, porque ela é criança. Mostramos as questões das ameaças, sobre ter contato com os humanos e como os humanos podem ser perigosos para eles e como eles conseguem se proteger na natureza. A Pampinha tem os amiguinhos que são outras espécies de felinos que habitam o Pampa, e explicamos sobre cada um deles, de uma forma biológica, mas muito lúdica também. Inclusive, mostramos onde eles vivem, quais são as espécies mais de mato, as espécies de borda entre mato e campo, e a espécie de campo totalmente, que é o Palheiro, o Palheiro Pampeano, que é a Pampinha”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook