DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Magda Mara Pinto Afonso (PDT) – Pinheiro Machado

Magda Afonso Foto: Divulgação TP

Professora estadual aposentada, a vereadora Magda Mara Pinto Afonso, 60 anos, vive uma união estável e não possui filhos. Com origem do meio rural, vive até hoje como produtora rural ao lado da família. Em sua vida, constam 31 anos no Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro exercidos como professora, vice-diretora e coordenadora, alfabetizadora e pós- alfabetizadora. Paralelo à vida profissional, também é participativa do Sindicato Estadual dos Trabalhadores da Educação, o CPERS.

A carreira na política teve início após a terceira tentativa de eleição, nesta última com 301 votos pelo PDT. Quanto à participação feminina na política, Magda afirma que as mulheres deveriam ter mais espaço. “Antigamente o machismo imperava e as mulheres só eram vistas como esposas, donas de casa, mães e no máximo um trabalho que não a expusesse muito. Isso vem mudando lentamente e depende das próprias mulheres, de se imporem e de se disporem a participar, quebrar paradigmas e enfrentar essas barreiras com coragem e disposição. Esta última eleição municipal mostrou que as coisas estão mudando, nosso município que não tinha vereadoras há mais de 20 anos, elegeu três e os municípios vizinhos também registram resultados semelhantes ou até maiores”, contou.

Questionada a falar sobre projetos voltados as mulheres, Magda diz ter muitos. “Estou elaborando e buscando reunir materiais, subsídios e parcerias para colocá-los em prática. Penso em palestras, cursos diversos que gerem renda e sustento da família, como culinária e artesanato. Nosso município é carente em empresas e geração de empregos e cursos profissionalizantes são importantes para que as pessoas estejam qualificadas quando as empresas precisarem de mão de obra”, expôs Magda, destacando perceber o potencial das mulheres para a área comercial. “As mulheres são muito dinâmicas, persistentes e por que não dizer, competentes?”.

A vereadora também falou em avanços ocorridos nas últimas décadas apesar de ainda haver um longo caminho a ser percorrido. “Observo com muita satisfação a participação feminina. Mulheres delegadas, advogadas, juízas, promotoras, procuradoras, gerentes de bancos, caminhoneiras, motoristas de aplicativos, taxistas, mecânicas. Onde a mulher se envolve as coisas andam, mas ainda existe a discriminação e desigualdade salarial. Há um caminho longo a percorrer para conquistarmos cada vez mais o reconhecimento e o nosso espaço na sociedade e mercado de trabalho com igualdade. Ser mulher é ter no coração lugar para todos os sonhos do mundo. Parabéns a todas as mulheres”, desejou Magda.

Comentários do Facebook