
Reunião ocorreu na Prefeitura de Bagé, durante visita do presidente da ALRS ao município Foto: Murilo Gonçalves/Especial TP
O prefeito de Bagé Luiz Fernando Mainardi e o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Pepe Vargas (ambos do PT), confirmaram suas presenças na audiência oara debate o futuro da Usina de Candiota e uma transição energética justa, que deve acontecer no próximo dia 12 de fevereiro (quarta que vem), em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e que ainda contar com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB); do prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador e de diversas outras lideranças candiotenses e da região, além de parlamentares gaúchos.
A confirmação aconteceu num encontro ocorrido na manhã desta quinta-feira (6), na Prefeitura de Bagé, com a presença de Pepe e Mainardi, dos vereadores bageenses Lelinho Lopes (PT) e Maurício Vargas (PDT), da bancada do PT de Candiota, formada por Luana Vais, Axel Costa e Marcelo Belmudes, do vice-prefeito de Bagé, Gilberto Alagia e do presidente petista bageense, ex-vereador Flavius Dajulia.
“A sustentabilidade precisa ser vista de forma integral. Temos desemprego já começando na Usina de Candiota e na CRM (Companhia Riograndense de Mineração), e estão atingindo os cargos mais baixos”, ressaltou o vereador Axel Costa.
Para a vereadora Luana, a confirmação foi muito bem-vinda. “Estamos todos empenhados para manutenção dos empregos na nossa Candiota e região”, disse.
O prefeito Mainardi apontou que na audiência com o ministro serão apresentados estudos e demandas para buscar alternativas econômicas que garantam o desenvolvimento sustentável da região. “E ter o presidente da Assembleia se unindo a essa luta é um grande ganho ”, afirmou.
Pepe Vargas se comprometeu a fortalecer as articulações junto ao Legislativo estadual, destacando a importância de um debate amplo e responsável sobre a transição energética no Rio Grande do Sul. “A sustentabilidade não pode ser apenas ambiental, mas também social e econômica”, completou.