Mais uma parte da história do diplomada Joaquim Francisco de Assis Brasil, antigo proprietário do Castelo de Pedras Altas foi mostrada esta semana pelos atuais proprietários do Monumento, a família Segat por meio do Instagran @castelopedrasaltas.
Um jogo de talheres em prata com o monograma (sobreposição, agrupamento ou combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para formar um símbolo) de Assis Brasil foi encontrado, intacto, dentro de um baú aveludado, no Castelo de Pedras Altas.

Jogo de talheres com monograma de Assis Brasil (AB) possui 242 peças. Ele foi encontrado no castelo e encaminhado a um cofre por segurança Foto: Reprodução TP
A prataria composta por colheres, facas e garfos, leva o monograma AB e foi produzido em Paris, na França, pela Maison Odiot, uma empresa que surgiu em 1690, fundada por um ourives, cujo conhecimento têm passado por gerações e ocupado espaços importantes pelo mundo da realeza. A empresa foi fundada no Reinado de Louis XV por Jean Baptiste Gadpard Odiot e existe até hoje.
A peça, que atualmente não está no castelo, mas sim em segurança em um cofre, foi mostrada nesta semana pelo advogado Luiz Carlos Segat, que mais uma vez se emociona pela descoberta em razão da história e legado de Assis Brasil que agora está nas mãos de sua família. “Foi mais uma bela surpresa entre muitas que encontramos no interior do Castelo”.
Importante lembrar que outra peça divulgada anteriormente e que foi encontrada em razão da obra de restauro do castelo que acontece já há alguns meses, foi um baú que pertenceu a Assis Brasil, da marca francesa Louis Vuitton, que mesmo com o passar dos anos continua em bom estado de preservação.