VOLTA ÀS AULAS

Manutenções e formações marcam preparações dos municípios para o início do ano letivo

Em Hulha Negra, evento de abertura aconteceu na escola Auta Gomes Foto: Joanes Araujo/Especial TP

Neste fim de semana acontece na maioria dos municípios, as festividades de carnaval e passados alguns dias, o retorno escolar. O início do ano letivo está previsto para o próximo dia 19, tanto na rede municipal como estadual. Os dias que antecedem, geralmente são voltados para a organização das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Secretarias Municipais de Educação, visando atender as demandas pedagógicas e estruturais para receber a comunidade escolar.

O TP realizou contato com os responsáveis para informações acerca destas organizações, com o objetivo de mostrar como estarão as escolas para receber os alunos em 2024.

 

CANDIOTA

Escola Santa Fé ganha novo prédio em 2024 Foto: Divulgação TP

No município, de acordo com o secretário de Educação Michel Feijó, a abertura do ano letivo está prevista para acontecer no dia 16 de fevereiro com atividades no Mirante do Básico por meio de uma trilha ecológica às 8h e no Polo de Educação Usina do Saber (Centro Cultural Candiota I), a partir das 9h. Na ocasião haverá apresentação do curta-metragem Apagados da História e palestra show sobre valores humanos com o consultor Giovanni Mattiello.

Ainda segundo o secretário, houve reparos, limpeza e manutenção nas escolas para o retorno escolar. Ele, porém destaca como principal ação, a entrega de um novo prédio para a escola Santa Fé. Conforme o gestor, os alunos serão recebidos no dia 19 já nas novas instalações, localizada na Oito de Agosto, na estrada principal onde funcionava o antigo posto de saúde. “A estrutura passou por reforma e ampliação para atender as necessidades da escola. Antes era uma escola precária, sem condições, agora teremos melhor acesso aos alunos, melhores condições estruturais e um prédio mais próximo, diminuindo o tempo de transporte escolar”, afirmou o gestor lembrando que o projeto original contempla, na área externa, quadra esportiva e pracinha, mas que não será possível entregar a tempo.

O gestor ainda ressaltou como importante ação, o início das obras de reforma do local que abrigará o Centro de Reabilitação e apoio (CRA), localizado junto a praça Dario Lassance, sede do município.

HULHA NEGRA

A prefeitura promoveu, através da Secretaria de Educação e Cultura, a abertura do ano letivo de 2024 na quarta-feira (7), no auditório da Escola Municipal Auta Gomes.

Após o coffee break, foi montada a mesa de autoridades com a participação do prefeito Renato Machado, da secretária de Educação e Cultura, Adriana Martinez Delabary, da gestora de Políticas Públicas do Sebrae, Laura Zamberlan, da gerente do Banrisul Natália Pereira e das diretoras das escolas municipais, Lílian Igure, Roséli Camargo Borba e Rosa Lúcia, além da coordenadora do Polo UAB, Maria Constância Ferreira de Souza.

A secretária Adriana Delabary, desejou boas-vindas aos profissionais da educação e reforçou o compromisso da gestão pública.  “É importante construir junto com os docentes novos planos e ações que serão desenvolvidos durante o ano. Agradeço imensamente a cada professore da rede que veste a camisa e faz a diferença elevando cada vez mais para o nível de excelência, a educação em nosso município”.

Em sua fala aos professores, o prefeito Renato Machado foi aplaudido ao anunciar que o município irá reajustar o salário dos professores para atingir o Piso Nacional do Magistério e que fará o pagamento corrigido referente ao ano de 2023, quando o município não alcançou a meta de pagar o Piso. “A valorização dos servidores é uma bandeira defendida por nossa gestão. Também já anunciamos o reajuste salarial dos demais servidores e reafirmo que todas ações são pensadas para garantir estabilidade nas contas públicas. Hulha Negra tem a menor arrecadação dos vários municípios da metade Sul do Estado, e isso prejudica nossos investimentos” disse o prefeito, destacando os avanços na área da educação como a instalação de ar condicionado em todas salas de aula das escolas municipais, instalação de sistema de vídeo monitoramento, aquisição de ônibus novos para o transporte escolar e construção de uma aba de proteção ao redor da escola Monteiro Lobato.

Ele ainda anunciou que está finalizando as tratativas para a aquisição de um prédio para o funcionamento da Creche Municipal Tia Elaine Bastos Oyarzabal. “Hoje a creche está em funcionamento em um imóvel alugado e estamos dando mais um importante passo para comprar um imóvel para o município e com recursos do caixa livre. É dinheiro público sendo investido para benefícios da comunidade, pois temos o entendimento de que, como servidores, estamos aqui para servir e nunca para ser servido”, disse o prefeito.

O ato encerrou com a palestra “Como utilizar metodologias ativas e por quê”, com a consultora Neiva Rosane Feier. A palestra foi realizada através de uma parceria entre a Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Sebrae.

 

PINHEIRO MACHADO E PEDRAS ALTAS

 

O jornal tentou contato com os gestores dos municípios, mas até o fechamento desta edição não havia recebido retorno sobre as ações realizadas.

 

REDE ESTADUAL

 

O TP também conversou com os responsáveis pelas escolas estaduais da região. A titular da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Miriele Barbosa, que atende os municípios de Hulha Negra e Candiota, cidades de cobertura impressa do jornal, disse que tudo está organizado para o retorno escolar. “As expectativas são as melhores, nós temos trabalhado muito na formação dos nossos professores, equipes. Segunda todas as equipes já voltaram e os professores estão em formação. Estamos com o quadro completo em todas as cidades, ajustando cada local, mas está completo, temos até professores a mais no quadro da educação. Ainda não encerramos o período das matrículas, mas acredito que o número de alunos chega em torno de 18 mil em toda 13ª CRE”, afirmou Miriele.

Já a coordenadora da 5ª CRE, Alice Maria Szezepanski, responsável pelos municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas, informou que os professores retornaram no dia 1º de fevereiro, e nesta semana participaram da Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Em relação ao número de alunos esperado para este ano, ela informou que a Escola Estadual de Ensino Médio Leonel Brizola, em Pedras Altas, espera 44 alunos, tendo o quadro de professores e funcionários completo. Já o Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, Pinheiro Machado, aguarda em torno de 504 alunos e o quadro de professores está com falta de algumas horas nas disciplinas de Física e Geografia, e o quadro de funcionários está completo.

 

NOVO ENSINO

 

Neste ano, a Seduc irá trabalhar baseada no currículo integrado pelos componentes da Base Nacional Comum Curricular e uma parte de formação diversificada, através do assessoramento do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), afim de oportunizar experiências contextualizadas ao estudante, considerando as suas necessidades e interesses.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook