ELEIÇÕES 2020

MDB volta governar Candiota depois de 12 anos

Com a vitória de Folador, partido é o que mais venceu eleições no município

De adversários à correligionários, juntos, Folador e Odilo, já governaram a cidade por 16 anos Foto: J. André TP

Fora do poder na Capital Nacional do Carvão desde 2008, quando em 2005 elegeu chapa pura para a Prefeitura, com Marcelo Gregório como prefeito e Oséias Alves como vice, o então PMDB e hoje Movimento Democrático Brasileiro (MDB), estará novamente na Prefeitura candiotense a partir de 1º de janeiro de 2021, com Luiz Carlos Folador, que venceu as eleições no último domingo, quebrando um ciclo petista que ele mesmo iniciou em 2008, quando ainda era filiado ao PT.

Primeiro partido a governar Candiota, com Odilo Dal Molin eleito em 1992, o MDB foi derrotado na segunda eleição municipal em 1997 (na época não tinha reeleição), quando foi eleito Mirabeau Borba dos Santos (PDT). Em 2001, o povo candiotense voltou a eleger Dal Molin e na eleição seguinte, em 2004, elegeu o então vice-prefeito Marcelo Gregório, como prefeito.

Neste sentido, o partido com o novo mandato que inicia em 2021, é o partido que mais tempo governou Candiota, com quatro mandatos, que ao final de 2024, completa 16 anos de poder, contra 12 do PT.

ODILO AVALIA – O TP contatou o primeiro prefeito da cidade e que ainda é a grande referência interna no MDB candiotense até hoje, Odilo Dal Molin, para que avaliasse esse retorno do partido ao poder na cidade.

Segundo ele, a grande virtude da democracia é a alternância no poder. “O município é de todos os que vivem aqui. A maneira como olhamos, como vemos nossas realidades nos coloca nos partidos políticos. Cada corrente do pensamento se materializa no governo. Fomos o primeiro partido a governar Candiota e agora voltaremos, com o nosso olhar, com o nosso jeito. Importa seguirmos sem interromper o crescimento, mas acrescentando novo vigor, aumentando as oportunidades e corrigindo aquilo que tenha se desvirtuado”, avalia.

Por fim, Odilo se congratulou. “De minha parte, como primeiro prefeito de Candiota, parabenizo Adriano e Folador pela bela disputa democrática que sustentaram nesta eleição”, assinala.

Comentários do Facebook