CULTURA GAÚCHA

Menina de 9 anos se destaca em rodeio realizado em Pedras Altas

Ystér Rochel participa de provas de rédea e declamações

Gauchinha entrou na pista do rodeio no lombo do cavalo e declamando uma poesia Foto: Arquivo familiar/Especial TP

Conforme já divulgado pelo Tribuna do Pampa, um rodeio realizado recentemente pelo piquete Santa Cecília, no CTG Sentinela de Pedras Altas foi considerado sucesso de público. Porém, a apresentação e desenvoltura da pequena Ystér Bandeira Rochel, de 9 anos, chamou a atenção dos presentes.

A estudante do 4º ano, filha de Amanda da Silva Bandeira e Tainã Rodrigues Rochel, entrou na pista de rodeio a cavalo e declamando uma poesia a convite da organização do evento.

 

GOSTO PELO CAVALO

 

O jornal conversou com os pais de Ystér para falar sobre o gosto da menina por cavalos e pela poesia. Segundo Tainã Rochel, a filha começou a andar a cavalo aos 4 anos, e já desfilando sozinha nesse período. “Começamos a perceber que ela tinha facilidade, não tinha medo de contato com o animal e sempre procuramos incentivar, vendo um cavalo manso pra ela andar. Ela foi se destacando nesse meio de conduzir, se portar e entender como se andava a cavalo”, contou o pai.

Ele também relatou ser capataz de campo e que Ystér praticamente trabalha junto. “Nossa filha vê o campo como um lazer, faz as lidas comigo, junta o gado, vive o campo quase todo dia sem deixar de lado os estudos e as brincadeiras”, contou.

 

POESIA

 

Além do cavalo, a pequena Ystér já é conhecida pelas apresentações de declamações. A primeira aconteceu em um aniversário da cidade, em meados de 2020. “Começamos a perceber que ela tinha facilidade e incentivamos ensinando mais poesias. Aos poucos ela começou a aprender até primeiro que eu, inclusive a que ela apresentou no rodeio aprendeu em seis dias”, disse o pai, acrescentando que as declamações acontecem durante o ano todo, inclusive na escola.

 

OUTRAS PARTICIPAÇÕES

Ystér diz que gosta de cavalo e poesia, mas que também brinca de bonecas Foto: Arquivo familiar/Especial TP

Mesmo com a pouca idade, Ystér já contabiliza pequenas participações declamando e em provas em outros rodeios, já tendo participado do Rodeio Internacional de Herval, na disputa dos piquetes; do concurso de rédea onde se sagrou campeã na Semana Farroupilha em Pedras Altas durante a ronda de piquetes. O pai Tainã, porém, diz que o rodeio do Piquete Santa Cecília foi diferente para a pequena. “Nada comparado com outros, esse foi diferente, ela foi campeã no concurso de rédeas além de declamar, o sábado era o dia dela, deu tudo certo”, afirmou, avaliando a filha como “extrovertida, com desenvoltura, espontânea, comunicativa, que sabe o que precisa ser feito”.

 

RESPONSABILIDADES

 

Apesar de gostar das atividades que envolvem o tradicionalismo e a cultura gaúcha, o pai de Ystér contou ao jornal que a filha é bastante cobrada em casa. “Nada é fácil, se ela não treinar o cavalo, não se preparar, ela não vai. Isso tudo aliado ao comportamento diário com estudos e com familiares”.

Ele acrescenta: “Pra gente é gratificante, ficamos orgulhosos com as conquistas dela, pois cobramos muito a Ystér pelo potencial que vemos que ela tem e sua capacidade. Às vezes se ela está aprendendo algum material até chora de tensão pela cobrança, mas ao fim fica feliz com o resultado”.

O jornal também falou com pequena cavaleira e declamadora sobre suas conquistas e gosto pelas atividades no lombo do cavalo, mas principalmente, a participação no rodeio. “Gostei muito de participar do rodeio. Foi diferente entrar na pista declamando, acho que incentivei outras crianças a seguir a cultura gaúcha e a declamar. Sou uma criança normal, brinco com meus cachorros, minhas bonecas, amo muito os animais, mas gosto muito de declamar”, contou ela.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook