LEGISLATIVOS

Mesas diretoras de Hulha Negra e Candiota de 2024 tem PT e MDB na presidência

Dalvir Zorzi (PT – Hulha Negra) e Gildo Feijó (MDB – Candiota) são os novos presidentes e foram empossados no fim de 2023

Em dezembro de 2023, as Câmaras de Hulha Negra e Candiota definiram os novos integrantes das mesas diretoras para o ano de 2024. Na capital nacional do carvão, como presidente foi eleito o vereador do MDB, Gildo Feijó, e por Hulha Negra, o petista Dalvir Zorzi. As cerimônias de posse aconteceram posteriormente.

 

HULHA NEGRA

Vereador Baixinho deixou o cargo de presidente Foto: Mirian Tort/Especial TP

No município, a posse da nova mesa diretora foi no dia 28 de dezembro. Representando o Executivo, estava presente o vice-prefeito Igor Canto. Na ocasião, o então presidente Luis Gustavo Nunes Dias, o Baixinho, do Progressistas, transferiu o cargo ao novo presidente. Em seu discurso de encerramento, Baixinho agradeceu o ano de trabalho de 2023 na Casa Legislativa. “Em primeiro lugar quero agradecer aos vereadores que trabalharam, se empenharam para buscar recursos para o nosso município. Como presidente da Casa, dei liberdade para que todos desempenhassem seu trabalho. Entrego com ordem, dinheiro em caixa e contas pagas. Junto a equipe da Câmara, tivemos cuidado total com o dinheiro do povo. Vamos fazer uma parceria para que o valor destinado pela Câmara seja para utilização nas estradas do município, que tanto precisam, pois temos compromisso com o povo que nos elege, nos conduz e produz, portanto precisamos ter esse compromisso com ele. Hoje estou aqui, para em nome da democracia, passar a presidência ao novo colega eleito, Dalvir Zorzi, do PT. Quero dizer que acima de tudo democracia e respeito, e respeito é o que essa Casa merece e tenho certeza que temos que cada vez mais se adequar e se preparar para representar o nosso povo com carinho”.

Dalvir Zorzi (C), assumiu os trabalhos da Casa Foto: Mirian Tort/Especial TP

Na sequência, após assumir a presidência, Dalvir Zorzi agradeceu aos colegas vereadores e ao Executivo, representado pelo vice-prefeito Igor Canto e como primeiro ato deu posse aos colegas vereadores que integram a mesa diretora – Getúlio Porto (PDT) como vice-presidente, Tanira Ramos (PTB) como 1ª secretária e Volnei Manfron (PT) como 2º secretário.

Em seu discurso, além de cumprimentar os presentes, fez agradecimentos. “Gostaria de agradecer a Deus por nos conceder saúde, muita garra e vontade de trabalhar para buscar o melhor para cada um dos nossos munícipes, população de Hulha Negra. Agradeço a minha família que sempre apoiou nesta luta, nesta peleia como diz o gaúcho, de coração os 194 eleitores que votaram em mim na eleição que nos colocou aqui mais uma vez para ser representante, agradecer aos vereadores que votaram e confiaram em mim para conduzir os trabalhos desta casa no ano de 2024, Hugo Trench, Volnei Manfron e muito especial a vereadora Tanira Ramos”.

Dalvir Zorzi disse ser importante que se consiga entender quais são as atribuições do Executivo e do Legislativo, pois há muita confusão. Ele citou como exemplo algumas críticas pelo fato de que o Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais) estava em recesso entre o período de Natal e Ano Novo. “Lendo um dos comentários em um grupo, uma pessoa disse que o dia que um dos vereadores chegar para pedir voto vou correr com cabo de vassoura. Mas não foram os vereadores que fecharam. O Executivo tem a função de executar, administrar os recursos públicos. O prefeito é um empregado do povo, está ali para gerenciar e ele deveria fazer o que é melhor para a população”, manifestou o presidente ressaltando que os vereadores estão fazendo o seu papel, buscando recursos, fazendo audiência pública, chamando o prefeito e fazendo solicitações, e que em sua gestão os vereadores irão buscar recursos para que o município tenha o melhor desenvolvimento possível.

Por fim, Dalvir solicitou união na Casa. “Precisamos de todos os vereadores para que possamos assessorar o prefeito, porque nosso município é carente de recursos e há muito a ser feito. Precisamos estar fortes e unidos para conseguirmos resultados”, concluiu.

Também fez uso da palavra o vice-prefeito Igor Canto, que agradeceu o convite. “Fiquei lisonjeado com teu convite vereador Dalvir para participar da posse. Quero te desejar inteligência para esse mandato, és um cara que só não esteve na primeira legislatura, portanto possui experiência para comandar a Câmara. O trabalho precisa ser em equipe, não funciona governo sem equipe”.

Evento contou com a presença da comunidade Foto: Mirian Tort/Especial TP

CANDIOTA

Cargo foi repassado pelo vice-presidente 2023, Guilherme Barão Foto: Reprodução TP

No município a solenidade também foi realizada no dia 28 de dezembro, sendo a mesa de autoridades composta pelo vereador Guilherme Barão (PDT), vice-presidente de 2023, que conduziu os trabalhos, prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador e o presidente eleito para 2024, Gildo Feijó (MDB).

A abertura da sessão foi feita pelo vereador Guilherme Barão, que após saudar a todos disse que se tratava de um momento importante. “Juntos vamos comemorar uma nova gestão que assume a Câmara em 2024. Desejo sabedoria e conhecimento, experiência já tens de sobra. Que possa conduzir o Legislativo como de outras vezes”.

Vereador Marcelo Gregório se pronunciou por vídeo Foto: Reprodução TP

Por audiovisual, o presidente 2023, Marcelo Gregório (PSDB), fez um pronunciamento. “Não poderia deixar de passar por aqui para dar um abraço no meu amigo Gildo Feijó. Parabéns pela presidência da Câmara, a toda mesa diretora e todos os vereadores. Tenho certeza que 2024 vai ser um grande ano. Fiz questão de gravar essa mensagem porque começamos nossa administração de uma forma muito harmônica e singela, sem nenhuma formalidade e é isso que eu desejo ao findar a nossa gestão. As marcas são respeito, transparência, harmonia e possibilidade que todos os vereadores tiveram de desenvolver o seu melhor trabalho”.

Foram empossados além do presidente Gildo Feijó, o vice-presidente Danilo Gonçalves (PT), 1º secretário Marcelo Gregório (PSDB) e 2º secretário Léo Lopes (PTB).

Ao fazer o uso da palavra, o prefeito Folador saudou aos presentes, parabenizando ao presidente Gildo Feijó pelo cargo frente à Câmara. O gestor ainda fez um agradecimento especial ao grupo de trabalho da Prefeitura e ao presidente anterior, Marcelo Gregório.

Gildo Feijó agradeceu o apoio e relembrou a infância passada com dificuldades Foto: Reprodução TP

O presidente eleito Gildo Feijó, após fazer referência aos presentes, frisou que ninguém chega a lugar nenhum sozinho e que ele é a prova viva disso. “Se cheguei até aqui foi pela ajuda da minha família que nunca questionou as minhas decisões e em segundo pelas pessoas que me apóiam. Isso me torna satisfeito por saber que há tantos amigos, pessoas qualificadas ao meu redor. Ver todos aqui me deixa feliz, eu que vim de lá do Passo do Trigre, da enxada no ombro, do pé descalço na geada, de trocar o chinelo de dedo com minha irmã que ia de manhã para a escola e de tarde me emprestava o chinelo pra eu também ir, das campanhas feitas na escola para arrecadação de roupas, pois nossos pais não tinham como comprar, que ajudava a manguear as ovelhas e carnear para ganhar uma cabeça de ovelha para meus irmãos comerem carne. Devagar consegui concluir a faculdade com auxílio de amigos e ajudar tantos outros. Não me arrependo de nada do que fiz e não tenho vergonha do meu passado. Muitas vezes tenho vontade de desistir da política e não desisti porque uso ela como ferramenta para ajudar as pessoas”, lembrou Gildo, fazendo também um agradecimento aos colegas vereadores pela eleição de presidente. “Quero dar continuidade ao trabalho do vereador Marcelo, dar autonomia aos vereadores para trabalharem em busca de recursos para o nosso município. Somos quatro vereadores na mesa diretora pelo regimento, mas somos nove para tomar decisão”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook